ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Setor de serviços acumula 15 meses de quedas consecutivas em MS, diz IBGE

Renata Volpe Haddad | 13/07/2017 09:47
Serviços de transporte aéreo apresentaram queda de 16,2% em um ano, no país. (Foto: Arquivo)
Serviços de transporte aéreo apresentaram queda de 16,2% em um ano, no país. (Foto: Arquivo)

O setor de serviços em Mato Grosso do Sul teve reação em um mês, porém, continua apresentando quedas na movimentação, tanto é que em maio o Estado completou 15 meses de resultados consecutivos negativos. De acordo com a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em maio a retração na prestação de serviços foi de 8,8%.

Em um ano, a queda acumulada é de 13,5% e em doze meses, a retração é de 11,9% no Estado. Em abril, a prestação de serviços apresentou resultado negativo de 13,2%.

A receita nominal de serviços também apresenta queda, só que de 3,7%, sendo bem menor do que em abril, que foi de 9,1%. No ano, a queda acumulada é de 8,3%.

Com ajuste sazonal, o setor de serviços se recuperou 2,6% em maio devido ao Dia das Mães, depois de uma queda de 2,7% em abril e retração de 2% em março.

No país, o setor de prestação de serviços que mais acumula queda em três meses, é o de transporte aéreo, com retração de 17,5% em maio, 20% em abril e 9,4% em março. Em um ano, a retração é de 16,2%.

Outro segmento que tem registrado uma das maiores quedas do ano, é o de serviços técnicos profissionais. Em março, o resultado foi de -17,4% de prestação de serviços; abril com -20,5% e maio, com 11,1% de queda. Em um ano, a retração é de 16,5% neste segmento.

Nos siga no Google Notícias