Semana do Saco Cheio, férias... veja como fica o calendário escolar de 2026
As aulas iniciam no dia 9 de fevereiro, com término em 11 de dezembro e 22 feriados ou pontos facultativos
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul divulgou hoje a organização do ano letivo e do calendário escolar para as unidades de ensino da Rede Estadual em 2026. O calendário começa oficialmente no dia 2 de fevereiro, com a apresentação dos professores e a confirmação das lotações nas escolas estaduais, mas as aulas iniciam apenas no dia 9 de fevereiro.
RESUMO
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O ano letivo de 2026 na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul terá início em 2 de fevereiro para professores, com as aulas começando em 9 de fevereiro. O calendário prevê 223 dias letivos, com encerramento em 9 de dezembro, e inclui eventos pedagógicos e reuniões entre professores e pais. O calendário estadual estabelece 11 feriados e 11 pontos facultativos, com destaque para abril, que terá dois períodos prolongados de folga. Os gestores escolares terão flexibilidade para adaptar algumas atividades às necessidades locais, respeitando a carga horária mínima estabelecida.
De acordo com a resolução, o término do ano letivo será no dia 18 de dezembro de 2026, completando assim o total de 223 dias letivos previstos. No meio do ano as férias serão de 17 a 31 de julho. Os exames finais serão de 10 a 16 de dezembro.
A resolução também traz os feriados e pontos facultativos válidos para os alunos em 2026, a começar pelo Carnaval, de 14 a 18 de fevereiro. No total, serão 8 feriados, incluindo os escolares, como o Dia do Professor, e 7 pontos facultativos. Além disso, estão previstas mais 10 folgas para a criançada por conta da jornada formativa, período de formação dos professores, distribuído ao longo do ano.
A Semana do Saco Cheio, que une os feriados da criação do Estado, da Padroeira do Brasil e do Dia dos Professores, garantirá folga de 10 a 18 de outubro.
A resolução também prevê outras providências, como a organização de eventos pedagógicos, reuniões entre professores e pais, bem como a implementação de novas estratégias para o desenvolvimento educacional dos alunos. A flexibilidade do calendário permitirá que os gestores escolares adaptem algumas atividades às necessidades locais, sempre respeitando a carga horária mínima estabelecida.


