ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Gilberto Gil vem a MS em agosto lançar Museu do Pantanal

Por Redação | 17/07/2008 12:42

Em função da inauguração do Muhpan (Museu de História do Pantanal), o ministro da Cultura, Gilberto Gil, virá a Mato Grosso do Sul no dia 12 de agosto. A instalação do museu, que fica em Corumbá, mais exatamente na região do Casario do Porto, foi viabilizada por meio da Lei Rouanet, que concede benefícios fiscais a empresas que financiam atividades culturais.

O Muhpan está instalado no casarão Wanderley & Baís, construído em 1876 e recentemente restaurado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), pelo projeto Monumenta. O museu, de acordo com a prefeitura de Corumbá, vai retratar a identidade pantaneira, contrastando artefatos pré-históricos com alta tecnologia.

A história de oito mil anos de ocupação humana no Pantanal será contada por meio de recursos cenográficos e tecnológicos, de maneira lúdica, didática e interativa. Em ordem cronológica, o roteiro vai da pré-história, passando pela conquista espanhola, missões jesuíticas, incursões bandeirantes até as expedições científicas do início do século 20, a Guerra do Paraguai e a mineração na região.

O prédio do Muhpan é considerado, desde 1922, patrimônio histórico do Iphan, com seus 1,5 mil metros quadrados instalados em frente ao rio Paraguai. (Com informações da Prefeitura Municipal de Corumbá e da Fundação Barbosa Rodrigues)

Nos siga no Google Notícias