ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

No 3º lugar com mais medalhas, MS leva ‘o bronze’ no ranking dos Estados

Uma dezena de paratletas daqui foram enviados para a Rio 2016 e nove foram vitoriosos

Anahi Zurutuza | 19/09/2016 19:32
O voo de Ricardo para o ouro (Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br)
O voo de Ricardo para o ouro (Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br)
Silvânia quando venceu competição de salto em distância para cegos oito dias depois do irmão (Foto: Danilo Borges/Brasil2016.gov.br)
Silvânia quando venceu competição de salto em distância para cegos oito dias depois do irmão (Foto: Danilo Borges/Brasil2016.gov.br)

Dos 14 paratletas de Mato Grosso do Sul enviou para a Rio 2016, nove conquistaram medalhas, sendo duas de ouro. Os vencedores colocaram o Estado no terceiro lugar no ranking das unidades da federação com maior número de vitórias.

Mato Grosso do Sul empatou com o Rio Grande do Norte quadro geral de medalhas, mas o Estado ganhou “o bronze” por conta dos dois primeiros lugares.

Quem trouxe o ouro para o Mato Grosso do Sul foi também o primeiro a conquistar o topo do pódio para o Brasil na competição de salto em distância. O voo no escuro de Ricardo Costa de Oliveira para a vitória foi no segundo dia das Paralimpíadas do Rio.

O atleta de Três Lagoas – cidade do leste do Estado a 338 km de Campo Grande – é cego e segundo o Globoesporte.com líder na maior parte do tempo, ele foi ultrapassado pelo americano Lex Gillete no penúltimo salto.

Mas, se concentrou e conseguiu fazer 6.52 metros na tentativa derradeira. Ruslan Katyshev, da Ucrânia, ficou com o bronze.

O segundo ouro sul-mato-grossense foi da irmã dele, Silvânia Costa, também cega e que venceu a disputa final feminina de salto em distância. O site oficial da delegação brasileira descreveu a competição do dia 16 de setembro como a “a repetição de um filme”.

“O Engenhão gritando ‘Brasil, Brasil’, a energia crescendo, a pressão imensa no último salto, e a paratleta de Mato Grosso do Sul vence a disputa do salto em distância da classe F11 (cegos totais) da mesma forma que o irmão mais velho há oito dias”, narrou a reportagem do Brasil2016.gov.br.

Recorde nacional – Pelo ranking divulgado no início da noite desta segunda-feira (19) pelo Portal EBC, São Paulo foi o Estado brasileira com mais medalhas – dez ouros e 35 premiações no total. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 21 atletas premiados, sendo dois com a medalha dourada.

O Brasil conquistou nas Paralímpiadas um recorde no número de medalhas, apesar de não ter chegado à meta de ficar entre os cinco primeiros países no quadro geral. Conforme apurou a equipe da Empresa Brasil de Comunicação, foram 72 medalhas em esportes coletivos e individuais, alcançando o número de 136 medalhistas. 

Nos siga no Google Notícias