ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Veteranos do handebol miram o ouro no Campeonato Brasileiro máster

A expectativa na competição nacional é buscar a final após o 3º lugar na competição no ano passado

Por Gabriel de Matos | 04/10/2024 18:43
Equipe de handebol que conseguiu a medalha de bronze no ano passado (Foto: Divulgação) 
Equipe de handebol que conseguiu a medalha de bronze no ano passado (Foto: Divulgação)

A equipe de handebol masculino máster da Associação MS Handebol disputará a categoria 55+ do Campeonato Brasileiro em Natal (RN). A expectativa é buscar a final após o 3º lugar na competição no ano passado. Além disso, tem mais evento por vir.

Em  2025, os atletas já confirmaram participação na primeira etapa do Brasil Máster, em São Bernardo do Campo (SP), marcada para junho. Um dos organizadores do time é o advogado Renato Antônio de Souza, de 53 anos. Ele começou a jogar handebol há cerca de 40 anos e já foi presidente do Rádio Clube de Campo Grande.

A Associação Máster de Handebol foi fundada por atletas que se conheceram em 1986, jogando na seleção escolar estadual. Desde 2022, o grupo, formado em sua maioria por jogadores com mais de 50 anos, participa do Campeonato Brasileiro de Handebol Master. Ao todo, são 26 membros no time.

A formação atual do grupo conta com atletas de diversas profissões — advogados, engenheiros, taxistas e pedreiros. "Somos irmãos de quadra. A gente se ajuda tanto para fazer as viagens como em momentos de necessidade pessoal. Alguns de nossos colegas não tiveram tanta sorte na vida, e a gente faz o possível para apoiá-los", revela Renato.

Primeiros registros do grupo de handebol de veteranos (Foto: Divulgação) 
Primeiros registros do grupo de handebol de veteranos (Foto: Divulgação)

No ano passado, garantiram a medalha de bronze na 2ª etapa do Brasileiro, disputada em Natal. Além disso, três atletas da equipe foram convocados para a Seleção Brasileira Máster e disputaram a Copa América. Neste ano, outros três jogadores — Renato Cazuza, Vicente e Sérgio — também foram selecionados, e a expectativa é que mais integrantes do grupo integrem a seleção nas categorias 49, 55 e 60 anos.

No handebol Master, as regras são praticamente as mesmas do esporte profissional, com uma pequena diferença no tempo de jogo, que passa de dois tempos de 30 minutos para dois tempos de 20. Apesar das adaptações, o espírito competitivo segue forte. "Nossa expectativa é chegar à final este ano. Em 2022, ficamos em terceiro lugar, e agora queremos disputar o ouro. Temos qualidade para isso", afirma Renato.

A logística da participação nos campeonatos tem o apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e também o suporte de amigos e empresários locais. Parte dos atletas viajará de avião com passagens custeadas pela fundação, enquanto outros, que têm condições financeiras melhores, arcam com suas próprias despesas.

O elenco que disputará a competição tem: Geovan, Olívio Ednaldo, Erivaldo, Gerson, Robeson, Jones, Marcílio, Daniel, Denilson, Sérgio, Miguel, Reginaldo e Renato. Técnico: Ermiton.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias