ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Justiça agora tem robô para acelerar trâmite de ações

Anahi Zurutuza, José Roberto dos Santos e Adriel Mattos | 07/05/2022 07:00
Xian nas mãos do presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar. (Foto: TJMS/Divulgação)
Xian nas mãos do presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar. (Foto: TJMS/Divulgação)

Nasce o robô Xian – Ele cumpre em 75 segundos tarefa que um servidor demoraria 15 minutos para fazer. É o robô Xian, a mais nova ferramenta de inteligência artificial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que entrou em operação nesta quinta-feira, 5. O robô ganhou certidão de nascimento e até um avatar, para comemorar o nascimento do que vem sendo considerado o primeiro servidor digital do Judiciário. Outros virão.

Mais produtividade – Na prática, trabalhos que não demandam análise são terceirizados para o robô, que executa tarefas até cinco vezes mais rápido que um ser humano, deixando desta forma para os servidores tempo para cuidar de outros itens no trâmite do processo.

Mais celeridade – Xian foi programado para movimentar documentos após publicação no Diário da Justiça. Com isso, acreditam a direção do Judiciário estadual, os processos ganham agilidade na fase de cumprimento e gestão de prazos, por exemplo.

Mais prazo – A Câmara Municipal de Campo Grande decidiu prorrogar até o dia 13, o prazo para os vereadores apresentarem emendas ao projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. A Comissão de Finanças e Orçamento garante que nove sugestões foram apresentadas, mas a coluna encontrou apenas uma no sistema da Casa.

Proteção animal – O deputado estadual Evander Vendramini (PP) apresentou projeto que altera a Lei Estadual 4.538/2014, que proíbe utilizar animais em testes para fabricação de cosméticos, para incluir produtos de limpeza. A matéria ainda deve passar pelas comissões da Assembleia Legislativa antes de ir à votação.

Dito e feito – A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), prometeu e cumpriu. Antes de tomar posse, há um mês, ela deixou claro ao Campo Grande News que sua administração teria sua cara. Assim ela fez ao escolher o novo titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Adelaido Vila.

Nós dois – Ao anunciar a saída do antecessor de Adelaido, Rodrigo Terra, o então prefeito Marquinhos Trad (PSD) garantiu que opinaria na escolha do novo secretário. “Estamos escolhendo, enquanto o Rodrigo coordena nossa pré-campanha”, declarou em 31 de março. Terra corroborou na época: “Devemos colocar um técnico que tenha condições de continuar os projetos importantes [...] Quem será depende dele [Marquinhos] e da Adriane [Lopes, atual prefeita]”, afirmou o então secretário.

Eu que mando agora – Porém, Adriane mostrou quem manda ao escolher um nome de fora. O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Lima foi empossado na sexta-feira (6). O “técnico” foi deixado de fora.

De 18 a 77 anos – Após o Governo de Mato Grosso do Sul divulgar a lista de selecionados para o programa CNH MS Social, que pagará as despesas para os beneficiários tirarem a carteira de motoristas, o Campo Grande News recebeu enxurrada de questionamentos de leitores sobre a quantidade de idosos dentre os aprovados. Muita gente argumenta que os mais jovens deveriam ter mais oportunidade, uma vez que dependem do transporte para ir e voltar do trabalho. Na lista, há candidatos nascidos de 1945 a 2004.

Critério – A explicação para a maioria das vagas ter ficado com pessoas mais velhas está nos critérios de desempate previstos em edital: maior idade, menor renda, maior número de integrantes na família, data e hora de inscrição. “Eram 60 mil candidatos para 5 mil vagas e muitos empatam pelas condições sociais e aí desempate é pela idade”, explicou o diretor do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade.

Nos siga no Google Notícias