ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Lei máxima de MS está de aniversário de 42 anos

Nyelder Rodrigues e Gabriela Couto | 12/06/2021 07:00
Grupo escalado para padronizar a Constituição de MS, ainda em 1979 (Foto: Arquivo/Alems)
Grupo escalado para padronizar a Constituição de MS, ainda em 1979 (Foto: Arquivo/Alems)

Assoprando velas - Um dos elementos mais importantes para garantir a ordem do cotidiano sul-mato-grossense completa 42 anos amanhã, 13 de junho, a Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul. A peça foi promulgada em sessão solene nessa mesma data, só que em 1979.

Eficiência e na medida - "Mato Grosso do Sul conta com um dos mais modernos, limpos e ágeis textos constitucionais dentre os entes da Federação", destacou o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), sobre lei máxima. Nas quatro décadas, a peça foi modificada e passou por nova publicação em 1989.

Quem estava lá - O ato 01/1979 para a formação da Constituição de MS foi assinadp por Londres Machado, ainda hoje ativo na política como deputado estadual. O documento instituiu a Comissão Constitucional composta por Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Rudel Trindade, Zenóbio dos Santos, Ary Rigo, Cecílio Gaeta e Odilon Nacasato

Túnel do tempo - Falando em política no passado, o deputado João Henrique Catan (PL) postou em seu Facebook antiga foto em que aparece engatinhado embaixo da mesa de trabalho do avô, o ex-governador Marcelo Miranda.

Vivência - "Quando eu falo que a política faz parte de mim desde sempre, é sobre isso", postou o parlamentar. Ele  nasceu em 1988, nove anos após a primeira Constituição do Estado.

Ei, você aí - Sem falar especificamente em que país e por qual período, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, afirmou que em algum lugar da Europa os empresários foram ressarcidos ao serem obrigados a manter seus estabelecidos fechados durante lockdown.

Me dá dinheiro aí -Segundo o dirigente, no Velho Continente há governos que bancaram até 80% do faturamento das empresas para que os empregados fossem mantidos e não houvessem demissões em massa, como se ameaça pelas bandas brasileiras.

Me põe na frente - Inês Santiago, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojístas, assim como Adelaido, cobra medidas menos duras para o comércio. "Se o varejo representa risco, não deveríamos ser os primeiros a vacinar?", também questionou durante a coletiva realizada ontem à tarde, sobre a fila de imunização

Guardião - Ex-vereador e atualmente ouvidor-geral da Polícia Civil, o delegado Wellington de Oliveira foi incumbido de mais uma função na corporação. Agora é responsável por fazer valer a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), protegendo os direitos fundamentais de liberdade e privacidade do portador dos dados

Trem da alegria? - Próximos do início de mais uma Copa América no Brasil, a expectativa entre os desportistas sul-mato-grossenses é saber se mais uma vez o presidente da Federação de Futebol local, Francisco Cezário, estará nos jogos, em especial os de Cuiabá, já que por aqui, não pisa em um estádio faz muito tempo.

Nos siga no Google Notícias