ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Metade da Câmara sonha em mudar de casa legislativa

Adriel Mattos e Anahi Zurutuza | 01/06/2022 06:00
Plenário da Câmara de Campo Grande, que pode ficar diferente a partir de 2023. (Foto: CMCG/Arquivo)
Plenário da Câmara de Campo Grande, que pode ficar diferente a partir de 2023. (Foto: CMCG/Arquivo)

Debandada – A Câmara de Campo Grande pode sofrer mudanças depois das eleições. É que pelo menos metade dos vereadores vai disputar vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, calcula-se que pelo menos 15 dos 29 parlamentares sonha em migrar para outras casas de leis. Alguns deles já anunciaram as pré-candidaturas e há quem ainda faça mistério, mas está “no radar” dos partidos por ter potencial de atingir votações expressivas.

Agora vai – A vereadora de Campo Grande Camila Jara é uma das que confirmou as expectativas da legenda que a levou ao primeiro mandato, o PT. Ela anunciou que é pré-candidata a deputada federal. "A nossa suplente é a [ex-vereadora] Luiza Ribeiro, então a Casa não ficará sem representação feminina caso a eleição venha", justificou à coluna.

Diga ao povo que fico – Há, porém, vereadores que decidiram não se aventurar, como Marcos Tabosa (PDT) e Delei Pinheiro (PSD), por exemplo. Eles já anunciaram que seguirão nos atuais mandatos. "Fomos consultados, mas como tivemos uma reeleição [da Mesa Diretora] aqui na Câmara, nos comprometemos a ficar até o fim", afirmou Delei, que é primeiro-secretário da Casa.

Mais um – O vereador de Campo Grande Otávio Trad (PSD) anunciou na terça-feira (31) que está com covid-19. "Estou com sintomas moderados, mas ficarei isolado nos próximos dias. Ressalto que esse momento requer cuidados. Aqueles do grupo de risco, se possível, retomem o uso de máscara", publicou nos stories do Instagram.

Visitantes – Três deputados federais da base do presidente Jair Bolsonaro (PL) estarão em Campo Grande na sexta-feira (3) para um evento da chamada "Frente Parlamentar Lealdade Acima de Tudo", na Câmara Municipal de Campo Grande. Carla Zambelli (PL/SP), Major Fabiana (PL/SP) e Daniel Silveira (PTB/RJ) têm presença confirmada.

Direção – Em Mato Grosso do Sul, a federação PSOL/Rede definiu o comando para os próximos quatro anos. O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Sidrolândia, Eidson Brito, será o presidente estadual da federação e Tatiana Ujacow, que foi candidata à vice-governadora em 2010, será a vice-presidente. Ambos são da Rede. O tesoureiro do PSOL, Lucien Rezende, será o secretário executivo. A presidente estadual do PSOL, Márgila Leal, será a primeira tesoureira, enquanto Rodolfo Franco Ferraz, da Rede, o segundo tesoureiro.

Viral – O ex-prefeito de Campo Grande e pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD), também entrou na febre da música "Desenrola, bate e joga de ladinho", parceria do grupo Os Hawaianos com o trapper L7nnon e os DJs Bel da CDD e Biel do Furduncinho. A reprodução da coreografia virou febre até entre famosos como o cantor Zeca Pagodinho e o surfista Gabriel Medina. As netas do pré-candidato adaptaram a letra para "Desenrola, bate e vem com o Marquinhos", que lançaram o desafio de reproduzir a coreografia no Instagram.

Incentivos - A prefeita Adriane Lopes (Patriotas) concedeu incentivos fiscais e formalizou a doação de áreas a mais cinco empresas na Capital que, em contrapartida, assumiram compromisso de investir R$ 10 milhões e gerar 74 novos empregos. Os benefícios concedidos estão previstos na lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

Junho vermelho – Na onda das campanhas que estabelecem cores para os meses do ano, o Hemosul começa hoje as atividades do “Junho Vermelho”, mês de incentivo à doação de sangue. A campanha estimula a população para que venha realizar sua doação em um dos momentos mais críticos do ano, porque as doações diminuem com a chegada do frio.

Voltinha – Em Campo Grande, o comandante do Exército Brasileiro, general Marco Antônio Freire Gomes, acompanhado do general Anísio David de Oliveira Junior, que ocupa o mais alto cargo na hierarquia do CMO (Comando Militar do Oeste), deu “voltinha” ontem (31) pelo Parque dos Poderes. Ele visitou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Carlos Eduardo Contar.

Nos siga no Google Notícias