ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Grupo indígena, Brô MCs, faz live para ajudar comunidade onde vivem

A live dos Brô MCs será no sábado (13) às 19h00 com transmissão pelo Facebook e YouTube do grupo

Lucas Mamédio | 09/06/2020 11:49
A ideia da live não é comercial, surgiu de uma necessidade das famílias Guarani Kaiwoá (Foto: Divulgação)
A ideia da live não é comercial, surgiu de uma necessidade das famílias Guarani Kaiwoá (Foto: Divulgação)

O primeiro grupo de rap indígena do Brasil, os Brô MCs, de Dourados, anunciou que vai aderir à onda das lives neste sábado (13) às 19h00. Segundo a produção do grupo, a live terá como objetivo principal a arrecadação de dinheiro para amparar as famílias Guarani e Kaiowá da região, que estão sofrendo com os reflexos da pandemia do novo coronavírus.

“São dezenas de famílias que estão com dificuldade de ter o que comer. A aldeia está fechada para os não indígenas, poucos têm acesso, fora o descaso do poder público, então eles acharam que seria uma boa fazer a live para ajudar de alguma forma”, disse a produtora Fabi Fernandes.

Todos os indígenas foram afetados fortemente com a pandemia, inclusive os próprios Brô MCs, que tiveram a agenda de shows toda cancelada. “O mês de abril é o mês que eles mais trabalham por conta do Dia do Índio, no 19 de abril. É nesse mês que eles conseguem levantar uma grana pra ficarem mais tranquilos o restante do ano. Esse ano a pandemia atropelou tudo e eles também estão tendo dificuldades”, explica Fabi, que falou em nome do grupo, porque como eles estão aldeia e o celular funciona bem mal.

Na prática, a realização do evento é feito pelo Comitê de Defesa Popular, que é composto por entidades como a Associação dos docentes da Universidade Estadual de MS (ADUEMS), Sindicato municipal dos trabalhadores em Educação de Dourados (SIMTED), Associação dos docentes da UFGD (ADUF), que conta, ainda,  com o apoio dos conselhos Aty Guasu, Kunangue Aty guasu, Retomada Aty Jovem e Casa dos Ventos.

Toda a agenda de shows foi canceda (Foto: Divulgação)
Toda a agenda de shows foi canceda (Foto: Divulgação)

Durante entrevista ao jornal de Dourados O Progresso, o fundador do grupo, Bruno Veron, conta como está a situação da comunidade onde vive.

“A aldeia aqui é totalmente despreparada. Falta estrutura nos postos de saúde. É muito triste ver a precariedade. Não tem médico dentro da aldeia e essas situações podem dizimar o povo indígena. Sem contar o preconceito que foi gerado em cima da comunidade, sendo que nós somos as vítimas. Não fomos nós que trouxemos esse vírus para cá. Os índios não foram lá na China”.

A live será realizada neste próximo sábado (13) às 19h00 horário local e será transmitida pela página no Facebook dos Brô MCs e pelo canal do gripo no YouTube, bem como da ADUEMS também no Facebook e no YouTube deles.

Durante a live será possível acessar o link da vaquinha virtual que foi criada para ajudar as famílias Guarani e Kaiowá. Aliás, a vaquinha virtual já está aberta para doação (acesso aqui).

O grupo - Criado em 2009 o Brô MC’s é formado hoje pelos integrantes Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Peixoto, Charlie Peixoto, Higor Lobo e Dani Muniz.  O grupo carrega consigo a força da fala, Nhe'e, um misto de músicas tradicionais indígenas com a batida pulsante do rap, e traz consigo a da cultura indígena Guarani e Kaiowá.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias