ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

No celular, trânsito ou fila, excesso de brigas tem ligação com a criação?

Neurocientista fala da frieza e falta de empatia que nascem de um modelo "falido e machista" sobre o que seria sucesso

Danielle Valentim | 06/01/2020 07:05
Lucas diz que rede social é quase impossível manter paciência. (Foto: Henrique Kawaminami)
Lucas diz que rede social é quase impossível manter paciência. (Foto: Henrique Kawaminami)

Onde a gente briga mais? Nos grupos de WhatsApp, em casa, no trabalho, nas filas ou no trânsito? Pelas ruas de Campo Grande, segundo os entrevistados, a demora das filas ou a desonestidade de quem passa a perna no colega da frente furando fila lidera a irritação.

Na busca de discutir a origem de tanta impaciência, o Lado B conversou com o neurocientista Ricardo Tiosso, mestre em psicologia comportamental, que diz não haver uma resposta exata para a pergunta acima, porém, pondera que todas as ações humanas, direta e indiretamente, são reflexos da criação.

Assim como não há uma resposta para a busca incessante pela individualidade - ação característica do avanço da globalização - a explicação para as brigas aleatórias, principalmente, com desconhecidos é complexa e exige níveis de atenção.

No entanto, Tiosso sempre se baseia na vivência clínica e garante que, nesse caso, as respostas podem partir de dois fatores. “Geralmente, eu encontro muitas pessoas que têm dificuldade com a habilidade social. Não somos ensinados a lidar socialmente com o outro. Isso vai acontecendo no nosso processo de ensino”, pontua.

Vinícius é entregador por aplicativo e usa a bicicleta para se locomover. (Foto: Henrique Kawaminami)
Vinícius é entregador por aplicativo e usa a bicicleta para se locomover. (Foto: Henrique Kawaminami)

O entregador de aplicativo de refeições Vinícius dos Santos, de 18 anos, por exemplo, alega ser uma pessoa tranquila que foge de briga. “É raro eu perder a paciência e querer discutir ou brigar. Mas a enrolação de fila com certeza é o que mais irrita”, diz.

Já o acadêmico de Educação Física Lucas Campos, de 23 anos, garante que o lugar que mais briga é na rede social. “É quase impossível se segurar e manter a paciência sem discussão”, afirma.

As pessoas tem dificuldade com a habilidade assertiva garante Ricardo. "O primeiro fator é a dificuldade de expressar o quer e de compreender o que o outro está expressando. Entra a falta de empatia, de se colocar no lugar do outro. O segundo ponto vem da criação. Nós aprendemos que ou somos nós ou são eles. Mas nos esquecemos que no fim das contas estamos todos no mesmo barco”, explica Ricardo.

A zeladora de igreja Edvania Alegria dos Santos, de 42 anos, diz que pouca coisa a faz se irritar profundamente, mas a fila é uma delas.

“Esses dias fiquei indignada em uma fila de lotérica. Uma idosa nem entrou na minha frente, mas chegou e furou a fila preferencial. Ela furou a frente de outros idosos e me indignou. Não cheguei a dizer nada, mas fiquei bem irritada”, conta.

Mas é válido lembrar que - entre as ações praticadas e a maneira tal como fomos criados - há também falta de educação. A paciência é custosa, mas precisa ser praticada.

“Na fila, por exemplo, espera-se que todos obedeçam a regra. Mas em caso de demora ou desonestidade de alguém, serei agressivo só para expressar a minha vontade? Ou ficarei quieto? É claro, que ficar quieto é custoso, porque as pessoas não conseguem simplesmente virar e dizer com educação a quem “furou a fila” que todos no local estão esperando”, pontua Ricardo.

Edivania e o filho passeavam pelo centro. (Foto: Henrique Kawaminami)
Edivania e o filho passeavam pelo centro. (Foto: Henrique Kawaminami)
Davi garante ser da turma da paz. (Foto: Henrique Kawaminami)
Davi garante ser da turma da paz. (Foto: Henrique Kawaminami)

O fabricante de tanques Davi Damázio, de 46 anos, garante ser turma da paz. Segundo ele nada o tira da paciência. “A gente tem que analisar o que é bom para vida. Não me estresso com nada, não brigo com ninguém”, frisa.

Para decifrar a falta de empatia, Ricardo usa a mesma pergunta aplicada no consultório: “Quando você pensa em alguém poderoso, quem vem à sua cabeça? A maioria das respostas estão ligadas a homens, diretores de empresa, engravatados e frios. Um modelo de sucesso “bem” questionável.

“No contexto de modelo de sucesso ou pessoas que deram certo, geralmente, as pessoas pensam em um homem. Essa pessoa de sucesso, normalmente, é fria e passa por cima dos outros. Deixando de lado o viés de certo ou errado, a sociedade, basicamente, idolatra um psicopata. Mas nós seres humanos temos sentimento e a agressividade também traz um fardo. Mas vem do modelo que a gente segue ao longo do processo de desenvolvimento. Fomos ensinamos que esse é modelo de sucesso. Um modelo que não criticamos ou questionamos. Um modelo machista e sem empatia”, finaliza Ricardo.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Briga dentro de uma universidade de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Briga dentro de uma universidade de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Nos siga no Google Notícias