ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Três meses sem andar foi recomeço de Kethlyn ao lado de quem realmente importa

“Eu aprendi que família é o essencial e a única coisa que importa".

Danielle Valentim | 02/01/2020 06:23
Kethlyn na porta de casa. Com sorriso no rosto, a jovem comemora a recuperação.
Kethlyn na porta de casa. Com sorriso no rosto, a jovem comemora a recuperação.

“Não era o que eu queria, mas talvez fosse o que eu precisava”. A frase tatuada próximo a cicatriz de 28 pontos na bacia resume o fechamento de 2019 para a acadêmica de Administração Kethlyn Fialho, de 23 anos. Do famoso clichê “há males que vem para bem”, a jovem precisou ficar três meses sem andar para entender o que realmente importa nessa vida: a família.

Com uma vida totalmente independente, Kethlyn morava sozinha e com muito esforço já tinha mobiliado sua casa. Trabalhando em dois períodos e estudando, muitas vezes, na madrugada, o tempo era escasso e a correria dobrada. No dia 21 de setembro, Kethlyn deixou o buffet onde prestava serviço de freelancer por volta das 23h30, e como passaria o domingo com a mãe, decidiu passar em casa para pegar algumas roupas.

“Cheguei na minha mãe quase meia noite e meia e estava morrendo de fome. Como estava com a minha moto busquei um colega que mora perto e fomos lanchar na Júlio de Castilho. A gente ia seguir para a casa desse meu amigo, mas antes decidimos comprar algumas coisas em uma conveniência quase em frente a uma unidade da Anhanguera”, conta Kethlyn.

A jovem conta que nesse momento, o amigo pilotava sua motocicleta. Ela lembra que um carro de táxi estava parado embarcando passageiros, quando eles deixaram a conveniência.

Kethlyn mostra cicatrizes da cirurgia no fêmur que foi deslocado.
Kethlyn mostra cicatrizes da cirurgia no fêmur que foi deslocado.

“De repente o taxista fez uma conversão à esquerda, não deu seta, não olhou no retrovisor, só entrou. Por sorte, nós não estávamos em alta velocidade, pois tínhamos acabado de deixar a conveniência, então, quando bateu, meu amigo freou a moto. Ele ficou e eu voei por cima do carro”, lembra a jovem.

Kethlyn caiu sentada e o impacto causou a fratura da bacia e o deslocamento do fêmur. As duas cirurgias renderam uma placa de titânio, quatro pinos, sete pontos na canela, 28 pontos na bacia e três meses sem andar.

Em estado de choque, a jovem conta que não sentia dor no momento do acidente e se recorda de conseguir avisar a família e ser transportada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida pelo Corpo de Bombeiros.

A jovem conta que o atendimento na unidade foi precário e sem conseguir se movimentar até a mesa do Raio-X chegou a ser puxada por uma enfermeira do plantão. “Foi quando as dores se intensificaram e eu só gritava de dor”, lembra.

A essa altura do campeonato, a mãe de Kethlyn, Kelly Fialho, de 41 anos, já estava na unidade, mas só conseguiu contato com a filha horas depois. “Eu pedi várias vezes para falar com a minha mãe, pois queria que ela avisasse minha chefe sobre o que tinha acontecido”, conta.

Kelly está afastada do trabalho há oito meses devido a crises de síndrome do pânico e, mesmo assim, aguentou todas as informações sobre a filha e as intervenções do taxista que durante todos os dias de internação de Kethlyn ligava cobrando o conserto do carro.

Próximo aos pontos da cirurgia na bacia, a frase tatuada: "Não era o que eu queria, mas talvez fosse o que eu precisava".
Próximo aos pontos da cirurgia na bacia, a frase tatuada: "Não era o que eu queria, mas talvez fosse o que eu precisava".

Logo após ser transferida para a Santa Casa, Kethlyn passou por mais uma avaliação radiográfica e foi submetida ao primeiro procedimento no fêmur. A segunda cirurgia reestruturou a bacia. A região recebeu uma placa e seis pinos. O procedimento foi fechado em 28 pontos. Kethlyn passou uma semana no hospital e mais três meses sem andar em casa.

Reaproximação – De uma vida independente, Kethlyn precisou entregar o imóvel onde morava e voltar para a casa da mãe, que permaneceu ao seu lado durante todos os dias de aflição. Com o dinheiro da venda dos móveis, Kethlyn quitou seu plano médico que estava atrasado e deu entrada no conserto da motocicleta que ficou avaliado em R$ 4 mil.

Mãe e filha buscaram um advogado e o defensor auxiliou na entrada do Seguro Dpvat (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) e na abertura de uma ação de indenização contra o taxista. “Tive danos materiais e danos físicos. Hoje eu ando com o auxílio de uma muleta, dou alguns passos, mas também em distâncias curtas e mancando. Eu estou assistida pelo INSS até março, mas segundo o médico minha recuperação deve se estender por mais seis meses, porque ainda não estou liberada para a fisioterapia”, explica.

Kethlyn morava no Centro próximo do trabalho e faculdade. Agora depende da mãe para levá-la às aulas. Logo no início da recuperação, a jovem dependia de ajuda até para virar na cama e Kelly acordava quatro vezes na noite para apoiar a filha.

“Não era para ela voltar para casa assim, mas Deus sabe o que faz. Eu acho que a gente precisava desse momento para nós. Afastada do trabalho por conta da depressão tive algumas internações e foi a partir do acidente que ficamos mais próximas. Parece que precisava acontecer algo para que eu não tivesse as minhas crises. E desde que ela voltou eu não tive mais crises, posso dizer que não fiquei mais internada nesses três meses”, pontua a mãe.

“Eu aprendi que família é o essencial e é a única coisa que importa. Eu tinha praticamente tudo, mas na verdade estava sem nada, porque era tudo material. A gente trabalha para conseguir as coisas e de repente você não tem nada. A única coisa que você não perde é a família. Amizades que ficaram eu conto nos dedos. Quem eu achei que ficaria sumiu e quem eu menos esperava ficou. Me dei conta que às vezes damos muita atenção para coisas desnecessárias. Eu vinha ver minha mãe umas duas vezes por mês e depois disso quem ficou ao meu lado? Minha mãe. Minha família. Meus tios. Minha chefe também que me ajudou muito. Sou muito grata à minha mãe por tudo que ela fez e tem feito”, finaliza.

2020 começa agora e o Lado B está aberto para compartilhar sua história. Mande sua experiência para nosso e-mail ladob@news.com.br.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Mãe e filha voltaram a morar juntas.
Mãe e filha voltaram a morar juntas.
Nos siga no Google Notícias