ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Faz Bem!

Se depender da mãe faixa preta em judô, Guilherme já vai nascer crossfiteiro

A rotina de exercícios foi liberada pelos médicos e é acompanhada de perto pelos educadores físicos nos treinos da futura mãe Dani

Paula Maciulevicius Brasil | 30/01/2020 06:45
Fernando e Dani, policiais militares e futuros pais de Guilherme. (Foto: Carlos Brandão)
Fernando e Dani, policiais militares e futuros pais de Guilherme. (Foto: Carlos Brandão)

Nem o barrigão de 38 semanas fez Danielle Perete, de 32 anos, deixar de lado a rotina de treinos. Faixa preta em judô, ela ainda faz corrida, musculação e crossfit. Com tanto pique assim, se depender da mãe, Guilherme já vai nascer crossfiteiro. Até o ensaio de gestante foi dentro de uma academia, entre pesos, barras e circuitos.

Formada em Matemática, Dani tem um sotaque nordestino que soa como canção aos ouvidos. Sergipana, a gestante está na Capital há sete anos, depois de conhecer o, hoje, marido em um curso de oficiais. Os dois são policiais militares. 

No entanto, a intensa atividade física já vem muito antes da carreira militar. "Comecei a treinar criança, meus pais sempre incentivaram, apesar de não serem praticantes de esporte nenhum", conta. A rotina de exercícios começou quando ela tinha 7, aos 11 já lutava judô e há uma década é faixa preta na modalidade. 

Ensaio de gestante foi onde o casal faz crossfit, uma das várias atividades da rotina. (Foto: Carlos Brandão)
Ensaio de gestante foi onde o casal faz crossfit, uma das várias atividades da rotina. (Foto: Carlos Brandão)

Ao confirmar a gestação, Danielle marcou obstetra e em vez do marido, quem a acompanhou foi uma amiga educadora física. "Ela expôs toda a minha rotina de treino para a doutora Rúbia (médica obstetra), que ponderou o que eu poderia ou não fazer", explica. Os exercícios todos continuaram, com exceção da luta. "Como o treino ocorre em tatame e local fechado, o professor ficou com receio de acontecer algum tipo de acidente. A médica já tinha liberado para fazer a parte física e a execução de técnicas, mas não o combate", relata.

Nos dias em que faz um intenso treino de corrida, e, por intenso entende-se um treino longo a partir de 15 quilômetros, por exemplo, as próximas 24h serão de folga. Com tanta atividade é mais fácil perguntar o que Danielle não faz. "Ficar parada", brinca. Até pole dance ela estava fazendo, mais por conflitos de horários, resolveu adiar a ideia e, também, porque a atividade era a mais leve. "Eu abdico do treino mais leve para ficar com o mais intenso", detalha.

Ao todo, na gestação que caminha para a reta final, a policial ganhou 12 quilos, mas nem precisou comprar roupas de exercício novas. Porque normalmente elas esticam e têm boa sustentação", completa.

Em meio a tamanha disposição, tanto nos exercícios como no trabalho, a gestante diz que não teve um dia sequer que tenha passado mal. Seja tontura ou pressão. "A única mudança foi um cuidado maior em relação a perceber qual era o limite do corpo. A obstetra me deixou muito tranquila com isso, porque ela falou que eu iria perceber quando não aguentasse mais", conta.

O alerta da médica também foi quanto às prioridades neste período. "Ela me deixou bem claro que não era o momento de ganhar performance e nem inventar algum esporte novo. Era para fazer as coisas com as quais eu já estava adaptada e sempre dentro dos meus limites".

Todo trabalho foi liberado pela obstetra e acompanhado de perto por profissionais. (Foto: Carlos Brandão)
Todo trabalho foi liberado pela obstetra e acompanhado de perto por profissionais. (Foto: Carlos Brandão)
Faixa preta em judô, Dani já pensa no primeiro esporte que Guilherme praticará. (Foto: Carlos Brandão)
Faixa preta em judô, Dani já pensa no primeiro esporte que Guilherme praticará. (Foto: Carlos Brandão)

Entre tantos palpites que qualquer gestação já desperta, imagina o que Danielle não ouviu por pegar firme nos exercícios? O cuidado dos profissionais é completamente aceitável, mas os olhares ao redor...

"O palpite é uma constante na vida da gente, não é? Se eu tivesse parado de treinar iam me criticar, treinando também. Então o que eu busco fazer é assimilar, até para não ficar chateada, o que vejo que é informação de qualidade, eu pego. O que vier com preconceito e desinformação, deixo entrar por um ouvido e sair pelo outro", desabafa. "Minha rotina não vai mudar e os profissionais que me acompanham, médica, fisioterapeuta, doula e educadores físicos, são muito qualificados", frisa.

Quanto aos preparativos para o trabalho de parto, a judoca espera contar com a rotina de atividades para enfrentar contrações. "Os exercícios sempre me ajudaram de alguma maneira com a minha saúde e no meu desempenho no trabalho. Eles sempre foram constantes na minha vida, então espero que me ajude sim, até porque existem estudos que mostram o quanto auxilia no parto e também na recuperação após", fala.

Guilherme já está para chegar e a mãe imagina o que ele pensará sobre as fotos num futuro. "Vai dizer: 'olha meus pais? Quase nasci na academia', brincadeira. Eu espero que ele siga os nossos passos e busque uma vida saudável, uma alimentação saudável, que foque a vida dele na saúde". Assim que for liberado pela pediatra, o bebê vai começar natação com os pais, o que deve acontecer depois do sexto mês aqui fora.

Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias