ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Games

Super Smash Bros vive no Brasil graças à comunidade apaixonada

Ricardo Syozi | 17/12/2020 06:50
Lutas 1 x 1, de times, ou até mesmo com quatro jogadores no “cada um por si” tornaram cada partida muito divertida e inesquecível.
Lutas 1 x 1, de times, ou até mesmo com quatro jogadores no “cada um por si” tornaram cada partida muito divertida e inesquecível.

Juntar personagens tão icônicos em batalhas épicas parece claramente uma excelente ideia, porém é extremamente fácil não oferecer uma experiência digna dos gostos dos fãs. Felizmente, a Nintendo conseguiu atingir esse objetivo desde o primeiro título da série Super Smash Bros. lançado para o Nintendo 64 em 1999.

Lutas 1 x 1, de times, ou até mesmo com quatro jogadores no “cada um por si” tornaram cada partida muito divertida e inesquecível. Com tamanho sucesso, vieram suas sequências. Melee de 2001, Brawl de 2008, “For 3ds & Wii U” em 2014, e mais recentemente o Ultimate de 2018. Cada um trazendo alguma peculiaridade em sua jogabilidade. Sem dúvida, a franquia é muito bem sucedida.

Há duas formas de curtir Super Smash Bros.: a mais casual, como um party game, onde vários jogadores se divertem jogando itens e escolhendo seus personagens favoritos; e a competitiva, onde milhares de jogadores se enfrentam em batalhas 1 contra 1 para descobrir quem se sai melhor na peleja. De qualquer forma, não há uma maneira “melhor” de curtir o game. Todas são válidas e merecem uma jogatina. Bom, nem tanto na visão da Nintendo.

Recentemente, a casa de Mario impediu um torneio importante de ocorrer: o The Big House Online. É fato que normalmente o evento ocorreria com a presença de muitos fãs em partidas offline, mas o ano de 2020 foi atacado pela pandemia do Covid 19. Coube aos organizadores criarem alternativas para manter a diversão e sanidade de seus participantes, ou seja, o torneio se tornou online. Mas quem dera se tudo fosse fácil assim. Pelo fato de Super Smash Bros. Melee ser um game antigo e não ter acesso a jogatina online, os organizadores decidiram por utilizar um recurso baseado em emulação para garantir as partidas do torneio, algo que foi logo interrompido pela Big N, consequentemente cancelando o evento. Uma pena e uma bobeira por parte da empresa na opinião deste redator.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mas e no Brasil? – A comunidade competitiva de Smash continua, tem como um pilar importante a equipe do Try Hard Smash. Administrado por Andrey “Frodo” Brouwenstyn, essa galera se esforça para divulgar e organizar competições, juntando as pessoas em algo que amam.

“Com um jogo tão diverso e inclusivo, a comunidade de Smash não poderia ser diferente, não se pode descrever um perfil para os fãs da série, bem como seu elenco de convidados os jogadores vem de inúmeros nichos gamers”, afirmou Frodo.

“Começamos 2020 com um projeto de conectar a comunidade por todo Brasil, buscando parcerias com as principais organizações de eventos de Smash do país criamos o Ranking Brasileiro de Smash Bros. Ultimate, em parceria com a Ultra Arcade. Também reunimos os diversos rankings locais e agregamos todos no site Power Rankings. Seriam realizados eventos de grande porte em 9 estados ao longo do ano, chegamos a ter um grande evento em Janeiro e outro em Fevereiro, mas tudo foi interrompido ainda no começo de Março. Criamos então uma super união agregando ainda mais organizações e abraçamos a responsabilidade de prezar pela saúde e segurança de nossa comunidade, e mesmo com todas as dificuldades, passamos a produzir o maior número de eventos online quanto possíveis, tendo além de eventos casuais e “for fun”, mais de 100 campeonatos feitos nos padrões competitivos internacionais realizados entre março e novembro organizados pelos parceiros do projeto home online”, acrescenta.

“Apesar das dificuldades de conexão, as disputas online nos viabilizaram produzir um formato totalmente novo, que demandaria muitos recursos para ser realizado presencialmente, e que mostrou-se muito popular conectando os 4 cantos do país para torcer e vibrar! A Copa do Brasil de Times de Smash Bros Ultimate, misturou toda a grande energia do futebol brasileiro e apresentou um sentimento novo à comunidade, visto que o jogo é disputado em confrontos um contra um, ou até dois contra dois, a ideia de disputa em equipes veio pra ficar! A equipe norte americana Challengers UpRising adorou o projeto e estarão patrocinando a segunda edição da copa através do projeto CommunityCUP e quem sabe poderemos levar o formato aos states ainda em 2021".

 É graças a pessoas e organizadores como a galera do Try Hard Smash que a comunidade ainda vive firme e forte no Brasil. Isso sem contar a massiva quantidade de fãs da franquia que curtem se divertir mais em casa, longe de competições, mas que gostam de participar de conversas e celebrações relacionadas ao game.

Se a Nintendo se interessasse principalmente em abraçar aqueles que são apaixonados por seus títulos, jamais interromperia um torneio como o The Big House. Não estou levando em consideração questões legais, pois é óbvio que a Big N tem sim seus direitos de proteger suas IPs, e se levasse a um tribunal, sairia vitoriosa, porém em um ano onde tantos se distanciaram por causa da pandemia, dar as mãos às pessoas que só querem se conectar por meio de seus produtos seria benevolente e digno de aplausos.

Ainda bem que temos pessoas como a equipe da Try Hard Smash que realmente “try hard” (se esforçam) para serem a cola que une os fãs e competidores de Super Smash Bros. Andrey ainda ressalta: “mas claro que isso não seria possível sem muito trabalho em conjunto de todas essas equipes e seus membros!

SmashBelém – PA · Clan Frantic – SP · SmashRecife – PE · ForCE – CE · Fusion – BA · Clube da Luta – DF · Team HideOut – MA · Ultra Arcade – MG · Meteor Spike – MS · Aliança Delfino – RJ · Twilight Squad – RJ · RingOut – RJ · Team Dash – SP · CampSmash – SP · Polygon – SP · SmashGuarulhos – SP · TeamSpotDodge – SP · SmashOnLondrina – PR · SmashFloripa – SC

Por último, o cara deixa aquele convite: “as incrições da segunda edição da Copa são gratuitas e vão até 7 de janeiro de 2021. Basta conferir as regras e enviar o formulário preenchido para o link. Tem como proposta de conectar e expandir a comunidade brasileira e agora expandimos essa iniciativa para todo o mundo expandindo o alcance do Power Rankings para toda a América Latina e em breve, todo o mundo!”.

Conheça o site Power Rankings (clique aqui) criado por João Ribeiro Bezerra (Shino), pois é com ele que a comunidade de Smash Bros. consegue encontrar os melhores jogadores e os próximos torneios.

Conheça mais sobre o Video Game Data Base, um museu virtual 100% brasileiro de videogames.

Nos siga no Google Notícias