ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Com receita da madrinha cozinheira, Rafael ganhou concurso de culinária

Ele serviu Lombo ao Leite, de Iracema Sampaio, uma das maiores divulgadoras dos sabores de Mato Grosso do Sul

Lucas Arruda | 25/10/2017 07:13
O prato foi o campeão por voto popular da competição MasterDrama (Fotos: Lucas Arruda)
O prato foi o campeão por voto popular da competição MasterDrama (Fotos: Lucas Arruda)

No fim de 2013, Rafael Setti desistiu do curso de Engenharia Ambiental para se aventurar na gastronomia. Ele não tinha certeza de que era aquilo que queria, mas quando foi morar sozinho, aos 18 anos, a culinária entrou em sua vida. Em 2014, foi se especializar, acabou se apaixonando ainda mais e descobriu que queria que as pessoas sentissem prazer quando comessem um prato seu.

“Cozinho com amor, querendo que o meu prato seja uma experiência incrível para quem está provando. Em todas as receitas que prepare dôo um pouco de mim para que as pessoas fiquem felizes durante aquele momento”, afirma Rafael.

Rafael cozinhou ao lado da mãe, que criou a farofa que acompanha o arroz e a carne
Rafael cozinhou ao lado da mãe, que criou a farofa que acompanha o arroz e a carne

Foi com este intuito que em agosto ele decidiu entrar no Master Drama, competição gastronômica realizada pelo Drama Bar, com outros seis competidores além dele. Rafael acabou se tornando campeão.

Ao lado da mãe, ele preparou o Lombo ao Leite, com carne suína, farofa de soja com bacon, acompanhado de arroz branco. A receita foi retirada do livro Cheiros e Sabores de Mato Grosso do Sul, escrito por sua madrinha, Iracema Sampaio, que foi uma das inspirações dele no dia. “Ela era uma cozinheira de mão cheia, representou nosso Estado escrevendo livros sobre nossa culinária, sempre me apoiou na vida dentro da gastronomia”, afirma.

A madrinha morreu em 2011, reconhecida como uma das maiores divulgadoras dos sabores sul-mato-grossenses. Por isso, para a competição, o prato teve um toque da mãe. “Na receita teve um toque especial dela, que inventou uma farofa de soja maravilhosa que descobri que fica incrível com este prato”, conta. E não deu erro, já que a farofa foi muito apreciada por quem a provou na noite em que eles cozinharam.

Quando se descobriu ganhador ficou bastante feliz. “Sei que teve pratos maravilhosos e só a galera de mão cheia cozinhando, estava bastante feliz só em participar, mas fiquei mais ainda quando descobri ser campeão”, conta.

O prêmio da competição foi 20% de todos os pratos que foram vendidos durante os quase dois meses em que durou, tendo sido acumulado R$ 780. Daqui pra frente ele pretende continuar fazendo o que ama e se aprimorar cada vez mais. “Gosto de temperos caseiros e da forma como se cozinhava antigamente, com amor e simplicidade, mas sei que de tempo em tempo tenho que ir me atualizando e inovando em tudo o que fizer, para ficar cada vez melhor”, conclui.

Acompanhe o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias