ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Moqueca vegana tira o peixe e acrescenta tofu e banana da terra à receita

Opção para quem não come carne, o prato será servido em evento no próximo domingo

Eduardo Fregatto | 11/07/2017 08:57
A receita é da mãe de Ana Paula, que apenas adaptou para os veganos e vegetarianos. (Foto: Acervo Pessoal)
A receita é da mãe de Ana Paula, que apenas adaptou para os veganos e vegetarianos. (Foto: Acervo Pessoal)

No próximo domingo (16/07), os vegetarianos e veganos de Campo Grande vão poder experimentar uma moqueca sem peixe e sem nenhum outro alimento de origem animal. Feita à base de tofu e banana da terra, a receita é uma adaptação da diretora de arte Ana Paula Mavignier, de 32 anos.

Mesmo bem distante da receita original, ela garante que sua moqueca vegana agrada até os adeptos da carne. "As pessoas ficam até surpresas quando descobrem que é um prato vegano, porque o tofu lembra muito o peixe", diz. "É uma receita da minha mãe, eu apenas adaptei".

De acompanhamento, tem arroz soltinho e farofa de tempero caseiro.

A moqueca será servida a partir das 11h, na Rua Guatemala, 316, Vila Jacy. Os convites custam R$ 15, adiantados, e R$ 20, comprados na hora. O evento é uma parceria entre a empresa de Ana, "Quitudes Veganos da Ana" e a página de Facebook "Vegana Pobre". A renda será revertida para ajudar no resgate de animais abandonados.

Confira a receita de Ana Paula abaixo:

Tofu vai no lugar do peixe.
Tofu vai no lugar do peixe.

Ingredientes:

Pimentão das 3 cores
Tomate
Batata
Cebola
Banana da Terra
Alga Nori
Coentro
Leite de Coco
Dendê
Gengibre
Limão
Azeite comum

Modo de preparo:

A única diferença entre a receita tradicional e a vegana é mesmo a substituição do peixe por tofu. Ana explica que, para preparar o ingrediente, ela deixa o tofu marinar no limão, azeite, sal, coentro e alga, por cerca de 3 horas antes do preparo do prato. Depois, ela pica o restante dos ingredientes e, numa panela no fogo médio, vai montando a moqueca. "É por camadas. Coloco a cebola, o tofu, o tomate, batata, os pimentões, todos os ingredientes", explica. A panela fica no fogo por cerca de meia hora. Finalizado, ela só joga o leite de coco, dendê e coentro por cima, pra dar o tempero final. E já está pronto para servir!

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias