A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

17/01/2017 07:35

No Centro, lanchonete tem saltenha de pequi e carne seca como carro-chefe

Thailla Torres
Saltenha de frango com pequi, massa também é preparada com gergelim. (Foto: Thailla Torres)Saltenha de frango com pequi, massa também é preparada com gergelim. (Foto: Thailla Torres)

A chef de cozinha Rosangela Ribeiro Pereira, de 40 anos, sempre teve interesse na culinária regional. Mas foi na fronteira com a Bolívia que encontrou o caminho para seguir na produção de salgados. Há um mês, na Rua 13 de Maio ela abriu o espaço Cheff Rô, onde o carro-chefe é a saltenha. 

O pastel assado, típico da Bolívia, em Campo Grande tem diferença no recheio. Além da tradicional, feito com peito de frango e batatas, ela incluiu no cardápio os sabores de carne seca com cream cheese e pequi.

Rosângela Vieira é quem vai para cozinha preparar os salgados. (Foto: Thailla Torres)Rosângela Vieira é quem vai para cozinha preparar os salgados. (Foto: Thailla Torres)

"Eu sabia que precisava acrescentar algo mais. São sabores próximos daqui. A carne seca lembra os pratos pantaneiros e o pequi, por exemplo, é um fruta que eu acostumei a ver na rua sendo vendido, além de dar uma sabor diferente ao salgado", diz Rosângela.

Para quem gosta do sabor, o pequi fica bastante acentuado. Rosangela usa creme de pequi e a polpa da fruta no recheio. No sabor de carne seca com cream cheese, o recheio  chama atenção pela textura cremosa. Também há sabores de frango com e sem pimenta.

Na lanchonete, os salgados custam R$ 4,00 no sabor tradicional e R$ 5,00 com pequi ou carne seca. Outra novidade é a bebida que acompanha. Rosangela serve chimarrão gaseificado. "Lá em Corumbá eu experimentei e eles servem bastante com mate. Dá um sabor diferente", conta. 

A experiência com a culinária já tem 20 anos na vida de Rosangela. Nascida em Goiânia (GO), ela passou por Roraima até chegar em Mato Grosso do Sul há 10 anos, quando veio com a família. "Vim para cá com os filhos adolescentes, meu marido é militar e foi transferido. Decidimos ficar por aqui de vez, a cidade é muito agradável", conta. 

Quando passou a visitar cidades como Corumbá (MS) e Puerto Quijarro, na Bolívia, foi que a chef de cozinha se apaixonou pelo sabor da saltenha.

Saltenha tradicional. (Foto: Thailla Torres)Saltenha tradicional. (Foto: Thailla Torres)
Saltenha de carne seca com cream cheese. (Foto: Thailla Torres)Saltenha de carne seca com cream cheese. (Foto: Thailla Torres)

"Como já trabalhava com salgados, eu queria muito aprender a fazer. Mas sabia que era um salgado especial por ter uma técnica para chegar ao ponto ideal da massa e os recheios ficarem na medida", comenta. 

Em Campo Grande, decidida a investir nos negócios, Rosângela fez um curso com quem mora e entende do produto há muitos anos. "Aprendi fazer com um amigo, que tinha receita de família e me passou todos os detalhes. Fui testando até chegar no ponto que eu tinha experimentado a saltenha", diz. 

O segredo da massa ela não revela, mas adianta que tem um diferencial. "Além dos recheios, é a massa crocante, com certeza", oferece.

Em um casa antiga na Rua 13 de Maio é que Rosângela deu lugar ao sonho de continuar cozinhando. Com capricho todos os cômodos foram transformados para produção de doces e salgados. "Fiz uma reforma para estar aqui todos os dias trabalhando. A produção é de 300 saltenhas diárias. Também faço mini salgadinhos e doces por encomenda. Então precisava de um lugar grande e é o lugar que eu mais gosto, quando todo mundo chega aqui eu já estou na cozinha", conta. 

O Cheff Rô Doces e Salgados fica na Rua 13 de Maio, 3769, Centro. Abre de Segunda à sexta das 8h às 19h.

Curta o Lado B no Facebook.

 

Mini salgadinhos de vários sabores. (Foto: Thailla Torres)Mini salgadinhos de vários sabores. (Foto: Thailla Torres)
Mate gaseificado servido com saltenha de pequi. (Foto: Thailla Torres)Mate gaseificado servido com saltenha de pequi. (Foto: Thailla Torres)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.