ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Anta que sofreu queimadura grave em incêndio morre no Cras

De oito animais socorrido em razão de incêndios florestais, três não resistiram aos ferimentos

Viviane Oliveira | 17/09/2020 11:48
Anta foi socorrida com quimaduras graves e bem debilitada (Foto: divulgação/PMA) 
Anta foi socorrida com quimaduras graves e bem debilitada (Foto: divulgação/PMA)

Morreu nesta quarta-feira (16), a anta que sofreu queimadura grave e foi socorrida para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande bem debilitada. No último sábado (12), Policias Militares Ambientais de Coxim foram acionados pelo proprietário de uma chácara, localizada a 4 km da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, para socorrer o bicho.

A equipe da PMA capturou o animal com queimaduras  no corpo e nas patas. Não se sabe onde ocorreu o incêndio que deu causa aos ferimentos no bicho com aproximadamente 150 kg. Os policiais procuraram atendimento médico veterinário para sedar a anta e na sequência o bicho foi trazido para a Capital.

"Infelizmente nesse período critico de seca, parte da população insiste em fazer uso do fogo de forma irregular, prejudicando à fauna. A queima controlada (autorizada pelo órgão ambiental) está proibida desde o mês passado em todo o Estado. O período de proibição se estende até novembro", reforçou, em nota, a PMA.

Ela foi levada ao Cras, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: divugação/PMA) 
Ela foi levada ao Cras, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: divugação/PMA)

Atendimento - O Cras recebeu até agora oito animais silvestres afetados pelos incêndios florestais que atingem Mato Grosso do Sul. Destes, três morreram em decorrência dos ferimentos e cinco estão recebendo atendimento e se recuperando.

Além da anta, os animais que morreram são: um preá e um filhote de veado campeiro. Ainda estão no Cras recebendo atendimento, outro veado com pequeno ferimento na pata, um filhote de Jandaia e um gavião-asa-de-telha.

Nesta manhã, chegaram ao Centro de Reabilitação um urutau Curiango intoxicado com a fumaça e dois filhotes de arara. Os três são de Campo Grande. Segundo a veterinária, Aline Duarte, coordenadora do Cras, os animais silvestres vítimas de queimadas ficam muito debilitados pela desidratação causada principalmente pela fumaça e o calor.

Unidade móvel -  Desde o fim de semana, animais silvestres atingidos pelo fogo começaram a ser atendidos por estruturas móveis do Cras  montadas nas regiões mais críticas de Mato Grosso do Sul.  A equipe atendeu nesta quinta-feira (17) tamanduá-mirim encontrado em fazenda próximo de onde há fogo.

De acordo com o médico veterinário Lucas Cazati, que está no local, o quadro clínico do animal é bom e com prognóstico favorável. Ele ficará aos cuidados das equipes para hidratação e alimentação e deve ser solto na natureza em breve. Veja, abaixo, equipes socorrendo filho de tamanduá.


Nos siga no Google Notícias