ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Arquivada denúncia contra prestadora que atende grandes geradores de resíduos

Berpram voltou a depositar lixo não orgânico no Aterro Sanitário e por isso MPMS entende que não há mais o que ser apurado

Marta Ferreira | 30/09/2019 18:50
Caminhão da Berpram foi flagrado despejando todo tipo de resíduo na usina de compostagem Organoeste. (Foto: Direto das Ruas)
Caminhão da Berpram foi flagrado despejando todo tipo de resíduo na usina de compostagem Organoeste. (Foto: Direto das Ruas)

A promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro arquivou a denúncia apresentada no dia 23 de agosto pela Solurb, responsável pela coleta e destinação do lixo domiciliar em Campo Grande, contra a Berpram, prestadora de serviços de coleta e transporte de resíduos para grandes geradores. Na notícia de fato apresentada ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a concessionária informa que a prestadora não estava mais fazendo despejo no Aterro Sanitário por estar em dívida com a empresa.

Depois de pedir informações à Semadur (Secretaria Municipal de Controle Urbanístico) e à Berpram, a promotora relatou que o motivo da denúncia já não existia, uma vez que a empresa voltou a despejar os resíduos que não são orgânicos no Aterro Sanitário. A prestadora estava levando tudo que recolhia de seus clientes para a usina de compostagem Organoeste que, segundo a prefeitura, tem autorização só para receber material orgânico para fabricação de fertilizante.

À época, surgiu um vídeo, com qualidade profissional, mostrando o despejo do caminhão da Berpram com todo tipo de rejeitos na área da Organoeste. A prestadora nega que estivesse em dívida com a Solurb e afirma que usava o outro local para despejo por entender que era o melhor lugar, em razão de transportar mais lixo orgânico.  

A Semadur, em documento anexado à notícia de fato, informou que fez vistoria na Organoeste e constatou irregularidades, por isso determinou a paralisação parcial das atividades, por desrespeito à licença ambiental concedida.

No documento em que determina o arquivamento da notícia de fato, a promotora informa que sobre a usina de compostagem e as irregularidades constatadas, o relatório da Semadur foi encaminhado para a 34ª Promotoria, que já move ação contra a Organoeste, por outros problemas constatados.

ALém da investigação no MP, as empresa envolvidas na denúncia da Solurb foram multadas, em cerca de R$ 4 mil pela Semadur. Elas ainda podem derrubar essa punição financeira.

Nos siga no Google Notícias