ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Dom Dimas apresenta campanha da Fraternidade a concessionária de saneamento

Mariana Rodrigues | 05/02/2016 18:57
diretor- presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, juntamente com Dom Dimas durante visita nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação/Assessoria)
diretor- presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, juntamente com Dom Dimas durante visita nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação/Assessoria)

A Campanha da Fraternidade 2016 abordará a universalização do saneamento, o objetivo é promover a reflexão sobre a importância do acesso ao saneamento básico e a água potável. Em reunião com o diretor-presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, os membros da Arquidiocese de Campo Grande apresentaram a campanha e receberam informações atualizadas sobre os investimentos em água e esgoto em Campo Grande.

O arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, e a conselheira Sônia Antunes Minder, visitaram a sede da Águas Guariroba, concessionária responsável abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da Capital nesta sexta-feira (5), com o objetivo de trocar informações sobre o tema.

Durante a visita, Dom Dimas afirmou que a concessionária vai contribuir, como já vem fazendo, para que o saneamento da Capital seja o mais digno possível. “Com esta visita saio mais convencido ainda de que o saneamento básico em todos os seus desdobramentos, ou como prefere dizer o Papa Francisco - ‘o cuidado com a terra, nossa casa comum' - é tarefa de todos”, afirma.

Entre os objetivos específicos da Campanha da Fraternidade, estão estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento, incentivar o consumo responsável da água e incentivar os municípios a realizarem o seu Plano de Saneamento Básico. “O cuidado com o ambiente e particularmente com a ecologia humana é uma das preocupações do pontificado do Papa Francisco. Estamos juntos”, destacou o bispo.

O presidente da Águas Guariroba reforça que a Campanha da Fraternidade e a aproximação com a comunidade são contribuições importantes para a mobilização social e universalização do acesso a saneamento básico para todos. “É fundamental que cada um dos 853 mil habitantes de Campo Grande seja mais consciente com o uso da água, entenda um pouco mais a importância que é ter este serviço, prestado com qualidade para sua casa, para seus filhos, para toda a população. É isso que nós precisamos fazer agora: levar mais informação para as pessoas”.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada e mais de 100 milhões não contam com coleta de esgoto. “Somos uma das três Capitais mais bem providas destes serviços no Brasil. Temos a água tratada distribuída para 99,7% da população. Em relação ao esgoto, já estamos com 85%. Nossa meta é que até 2025 toda a população tenha acesso a este serviço essencial para a saúde, qualidade de vida e para o futuro da cidade”, afirma José João Fonseca.

Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, este ano a Campanha reúne todas as igrejas que integram o CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil).

Nos siga no Google Notícias