ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Estado vai comprar aeronave especial que ajuda no combate aos incêndios

Governo realiza estudo que está em fase de orçamento e especificações para adquirir modelo que melhor atenda o MS

Rosana Siqueira | 05/06/2020 14:55
Aeronave vai ajudar a combater os incêndios no Pantanal (Divulgação)
Aeronave vai ajudar a combater os incêndios no Pantanal (Divulgação)

Com mais de 11,6 mil focos de incêndio florestal registrados no ano passado, Mato Grosso do Sul deverá ter a primeira aeronave de combate ao fogo do Estado. A informação foi repassada pelo secretário de Produção e Meio Ambiente, Jaime Verruck e confirmada pelo diretor presidente do Imasul, André Borges. A compra estaria em processo de fase de especificações e orçamento. O objetivo é aparelhar o Estado para capacidade de combate.

O diretor do Imasul esclareceu que o Governo ainda estuda qual será o melhor modelo para a aquisição. "Estamos avaliando os modelos e custo benefício. Esta compra tem muitas especificações como volume de litros de água que podem ser carregados, autonomia de voo, etc", explicou Borges. Além disso ele lembra que o modelo deverá ser capaz de pousar em locais bem inusitados devido as peculiaridades da geografia do Pantanal e a falta de pistas na região.

As queimadas no Pantanal são atualmente um dos maiores problemas enfrentados pelas autoridades de meio ambiente. No ano passado, o aumento nas queimadas ficou em 389% em relação ao mesmo período de 2018. Diante dos dados, que colocaram o o estado em 6º lugar do ranking nacional, a Reflore/MS, a Famasul e o Senar/MS, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros Militar e Ibama lançaram hoje a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios 2020. A live que oficializou a 8º edição da iniciativa, aconteceu nesta sexta-feira (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente.

 “Acho importante alertar a população e produtores sobre o risco das queimadas. Este ano tivemos um período longo de estiagem o que ocasionou ocorrência graves de queimadas em março. O número de casos também está bem acima de anos anteriores em função da seca. Com isso estamos buscando junto a CNBio a possibilidade de adquirir uma aeronave de combate ao fogo para o Estado”, adiantou o secretário.

Normalmente quando precisa de apoio aéreo nestes casos extremos o Governo do Estado conta com ajuda de aeronaves Air Tractor, específicas para combate a incêndio florestal, enviadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e do Distrito Federal, que ajudam na identificação e controle dos focos. Cada uma delas tem capacidade para lançar até 3.200 litros de água.

 Verruck ainda ressaltou a iniciativa do governador Reinaldo Azambuja, que sancionou  esta semana a lei nº 5.518, criada pela Assembleia Legislativa, instituindo, no âmbito de Mato Grosso do Sul, o Dia do Pantanal, a ser celebrado anualmente no dia 12 de novembro. A data já é comemorada nacionalmente desde 2008, por força de resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

“Esta notícia também é muito importante nesta semana e reforça a importância de preservação do Pantanal”, destacou.  A data, segundo ele, é comemorada nacionalmente pela resolução do Conama e agora a Assembleia fez a proposta e Reinaldo sancionou ontem. “Amanhã dia mundial do meio ambiente vamos fazer uma discussão ampla sobre o tema, juntar pessoas e discutir melhorias”, afirmou.

Área de floresta plantada que foi incendiada no ano passado em MS (Divulgação)
Área de floresta plantada que foi incendiada no ano passado em MS (Divulgação)

Aumento -  “No ano passado tivemos um ápice de focos, como há muito tempo não acontecia. Uma marca que não queremos repetir. Envolver setores público e privado, no propósito de conscientizar a sociedade sul-mato-grossense, é a meta desta iniciativa. Em 2019, capacitamos com a metodologia de Formação Profissional Rural do Senar/MS, aproximadamente mil pessoas. Difundir conhecimento, alcançar números positivos, preservar o meio ambiente, dar continuidade ao excelente trabalho desempenhado pelos produtores rurais, tudo isso faz parte da missão ambiental do agro”, explica o presidente da Famasul, Mauricio Saito, ressaltando a parceria com o Ibama e o Corpo de Bombeiros.

Para o presidente da Reflore/MS, Moacir Reis, apesar do momento delicado, o assunto tem que estar em pauta. “Temos 1,2 milhão hectares de área plantada, somos o 2º no país. Este é um setor que tem se destacado cada vez mais dentro do agronegócio. São pessoas, fauna, flora e economia. É preciso que haja treinamento, envolver cada vez mais segmentos. Pessoal ou virtualmente, o mais importante é fazer isso acontecer nos quatro cantos do estado”.



Nos siga no Google Notícias