ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Governo abre consulta pública sobre portaria que estabelece regras de pesca

Minuta da portaria para avaliação trata das modalidades de pesca e espécies que podem ser comercializadas

Silvia Frias | 11/05/2021 08:01
Governo federal abriu consulta pública sobre portaria para todos os interessados sobre autorização de pesca (Foto/Divulgação: Saul Schramm)
Governo federal abriu consulta pública sobre portaria para todos os interessados sobre autorização de pesca (Foto/Divulgação: Saul Schramm)

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai abrir consulta pública, no dia 10 de julho de 2021 sobre a proposta de portaria que estabelece normas de modalidade de pesca para autorização prévia de pesca e para embarcações.

As normas, de acordo com a minuta da portaria, é estabelecer normas para garantir o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

A consulta pública, segundo portaria publicada hoje no Diário da União, servirá para permitir ampla divulgação da proposta e possibilitar a manifestação de órgãos, entidades representativas, pessoas física e jurídicas interessadas no tema.

As sugestões devem ser enviadas no endereço https://sistemas.agricultura.gov.br/agroform/index.php/462778?lang=pt-BR para avaliação da secretaria.

A minuta da portaria proposta foi publicada hoje. No modelo, são estabelecidas normais gerais de pesca e concessão prévia de pesca e autorização de pesca para embarcações. Foram elencados e discriminados algumas práticas da pesca, como modalidade (conjunto de informações relativas ao método de pesca, petrecho, espécie alvo e outros dados), método de pesca (captura, extração ou coleta), petrecho (instrumento, aparelho, utensílio, equipamento, ferramente ou tralha), área de operação, pesca aberta e pesca controlada.

A minuta especifica a espécie alvo, aquela de interesse comercial e que é o objetivo da ação de captura e a incidental, quando se trata de espécie não passíveis de comercialização e que devem ser liberadas vivas, descartas na área de pesca ou entregue à pesquisa.

Pelo texto, Mato Grosso do Sul está dentro das áreas de operação nas regiões hidrográficas de Paraná e Paraguai.

Na região hidrográfica do Paraná (SP, PR, SC, MS, MG, GO e DF) a espécie alvo listada são peixes, crustáceos, moluscos e anelídeos, sem discriminar mais detalhada. Em relação à bacia do Paraguai, o texto não fornece mais detalhes.

A reportagem entrou em contato com governo de MS para saber se a prévia do texto foi discutida com a administração regional e aguarda retorno.

Nos siga no Google Notícias