ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Lua foi internada após picada de escorpião; veja quais cuidados com animais

Lua, cachorrinha de 11 anos, foi levada para clínica veterinária após picada de escorpião

Danielle Errobidarte | 21/01/2020 14:12
Lua precisou ser internada após picada de escorpião na noite de sábado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Lua precisou ser internada após picada de escorpião na noite de sábado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Morador do bairro Guanandi encontrou 40 escorpiões em sua própria casa nos primeiros vinte dias do ano. No último sábado, menina de quatro anos, moradora da cidade de Brasilândia, interior do estado, foi hospitalizada e está na UTI do Hospital da Cassems, na capital. Em dezembro, outra menina, também internada na UTI, precisou ser socorrida em estado grave após apresentar sintomas parecidos.

A quantidade de aparições e o número de casos preocupa não só quem tem criança em casa, como os donos de animais. Na noite de sábado para domingo, a cadelinha Lua também precisou ser internada, em uma clínica veterinária, após ser picada enquanto corria pelo quintal. Por volta das 23h, a proprietária de Lua, Cláudia Basso, e amigos que faziam uma reunião em sua casa, perceberam os gritos de choro.

"Ouvi a Lua gritar e corri para ver o que aconteceu, porque ela raramente chora de dor e é muito calma. Como estávamos entre amigos em casa, ela e os outros cachorros estavam soltos no quintal. Ela ficou com a perna esquerda dolorida e suspeitamos de cobra, mas era um escorpião amarelo", detalha Cláudia.

Na manhã de hoje (21), Cláudia precisou levar a cadelinha para a clínica veterinária novamente, após apresentar febre e vômito. "Ela teve os primeiros sintomas no domingo e já estava bem, consideramos um milagre. De ontem para hoje ela piorou e voltarei para clínica".

Cuidados - A veterinária e residente em zoonoses e saúde pública da Famez (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS) Andresa Frade, dá dicas de cuidados com a casa e convívio dos animais para evitar que acidentes como os de Lua aconteçam. "Os cuidados são os mesmos que temos para pessoas. Devemos evitar o acúmulo de entulhos e remover materiais em desuso que ficam no quintal, para evitar que o escorpião tenha aonde se alojar".

Dependendo do animal de estimação, os hábitos são mais perigosos. Andresa explica que "devemos evitar passear com os cães em locais que contenham mato alto ou entulhos". Claúdia reclama dos terrenos baudios ao entorno de sua casa. "Moro na Joaquim Murtinho e tem uns terrenos baldios lá por perto que preocupam muito".

A veterinária ainda explica que é importante o proprietário notar os comportamentos do cão ou gato. "Assim que notar um comportamento diferente, o dono pode procurar o ferrão do animal no pelo ou o próprio escorpião, que às vezes fica no local ainda. Após isso, devemos levar imediatamente para o veterinário, que fará os cuidados e aplicará, de início, um analgésico para dor", orienta.

Veterinária afirma que é importante procurar escorpião pelo local, após animal ser picado. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Veterinária afirma que é importante procurar escorpião pelo local, após animal ser picado. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Nos siga no Google Notícias