ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Pecuarista é multado por destruir córrego ao liberar gado em área de preservação

Ângela Kempfer | 19/01/2020 10:46
Córrego está completamente assoreado por conta da pecuária na fazenda. (Foto: Divulgação PMA)
Córrego está completamente assoreado por conta da pecuária na fazenda. (Foto: Divulgação PMA)

A Polícia Militar Ambiental de Dourados multou pecuarista de Deodápolis por conta de erosões e outras degradações ambientais ao longo do córrego que corta a fazenda, em área de preservação permanente. "O gado era mantido com acesso às matas ciliares de um córrego, que corta a propriedade, causando danos diretos ao curso d'água. As matas ciliares do manancial também praticamente não existiam na extensão da fazenda", justifica a PMA.

No local, a equipe detectou várias ravinas, problema por enxurradas que abrem barrancos ao longo do curso'água. Também foram localizadas duas vossorocas, uma delas com 36 metros de comprimento por 36 metros de largura.

Na avaliação dos policiais, a "falta de conservação do solo na propriedade, aliada ao pisoteio dos animais fizeram com que ocorressem processos erosivos e fossem carreados sedimentos, causando assoreamento do córrego".

A fazenda margeia a área urbana de Deodápolis e teve as atividades paralisadas pela PMA. Pecuarista de 65 foi autuado administrativamente, terá de pagar multa de R$ 8.428,00 e vai responder por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP). Ele também terá de apresentar um Prada (Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada).

Mapa mostra onde está a propriedade em Deodápolis.
Mapa mostra onde está a propriedade em Deodápolis.
Nos siga no Google Notícias