ACOMPANHE-NOS    
DEZEMBRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Redemoinho de fogo em fazenda dificulta combate a incêndios no Pantanal

Fenômeno aconteceu no município de Corumbá e levou-se cerca de 4 horas para que fosse extinguido

Por Guilherme Correia | 26/09/2021 12:58

Um redemoinho de fogo atingiu o pasto de uma fazenda em Corumbá, município a 419 quilômetros de Campo Grande, por volta das 11h deste sábado (25). O fenômeno surpreendeu bombeiros que trabalhavam no local, extinguindo outros focos de incêndio no Pantanal.

Vídeos gravados pelos próprios militares indicam a velocidade que as chamas atingiam a vegetação. Segundo a tenente Sabrinne Azambuja, o fogo foi extinto por volta das 15h. “O fogo estava indo em direção ao aceiro, estamos em 11 bombeiros militares. No final, chegando o fogo no aceiro, ocorreu esse redemoinho e nos pegou de surpresa, tornando o combate inseguro”.

Nos afastamos. Esperamos o avião lançar água, diminuiu um pouquinho o fogo, e por volta das 15h, foi totalmente combatido o incêndio.

Segundo o tenente-coronel Wandner Meirelles, do Corpo de Bombeiros Militar, foram 30 militares envolvidos na ação que faz parte da Operação Hefesto, divididos em cinco guarnições. Para ele, a principal dificuldade era o "deslocamento da sede até o ponto-base”, que durava cerca de 1h15 de caminhada.

Meirelles, que encaminhou os vídeos à reportagem, explica que estuda-se fazer pontos de sucção de água nos arredores da região para auxiliar no enfrentamento. O local fica na fazenda Santa Tereza, na região da Baía Vermelha, e segue sob monitoramento.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário