ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Redemoinho de fogo em fazenda dificulta combate a incêndios no Pantanal

Fenômeno aconteceu no município de Corumbá e levou-se cerca de 4 horas para que fosse extinguido

Guilherme Correia | 26/09/2021 12:58

Um redemoinho de fogo atingiu o pasto de uma fazenda em Corumbá, município a 419 quilômetros de Campo Grande, por volta das 11h deste sábado (25). O fenômeno surpreendeu bombeiros que trabalhavam no local, extinguindo outros focos de incêndio no Pantanal.

Vídeos gravados pelos próprios militares indicam a velocidade que as chamas atingiam a vegetação. Segundo a tenente Sabrinne Azambuja, o fogo foi extinto por volta das 15h. “O fogo estava indo em direção ao aceiro, estamos em 11 bombeiros militares. No final, chegando o fogo no aceiro, ocorreu esse redemoinho e nos pegou de surpresa, tornando o combate inseguro”.

Nos afastamos. Esperamos o avião lançar água, diminuiu um pouquinho o fogo, e por volta das 15h, foi totalmente combatido o incêndio.

Segundo o tenente-coronel Wandner Meirelles, do Corpo de Bombeiros Militar, foram 30 militares envolvidos na ação que faz parte da Operação Hefesto, divididos em cinco guarnições. Para ele, a principal dificuldade era o "deslocamento da sede até o ponto-base”, que durava cerca de 1h15 de caminhada.

Meirelles, que encaminhou os vídeos à reportagem, explica que estuda-se fazer pontos de sucção de água nos arredores da região para auxiliar no enfrentamento. O local fica na fazenda Santa Tereza, na região da Baía Vermelha, e segue sob monitoramento.

Nos siga no Google Notícias