ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Um dia após fechamento do lixão, catadores estão sem trabalhar

Francisco Júnior e Mariana Lopes | 19/12/2012 12:28
Reunião foi realizada nesta manhã. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Reunião foi realizada nesta manhã. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Um dia após o fechamento do lixão de Campo Grande, os catadores ainda estão sem trabalhar. A estrutura da cooperativa ao lado do aterro sanitário que fica no bairro Dom Antônio Barbosa, não ficou pronta, impossibilitando o início das atividades.

Ontem (18), catadores contrários ao fechamento do lixão entraram em confronto com a Polícia. Pelo menos nove pessoas ficaram feridas.

De maneira pacifica, os trabalhadores e representantes da Solurb, empresa responsável pela coleta do lixo no município, se reuniram nesta manhã e definiram os procedimentos para o funcionamento da cooperativa.

Na ocasião, determinaram a função que cada catador, dos 90 cadastrados, irá desempenhar na cooperativa. Entre os cargos constam: no operacional, detritos e administrativa.

O superintendente da CG Solurb, Élcio Terra, informou que para a cooperativa entrar em funcionamento só depende da organização dos catadores, e segundo ele, caso isso ocorra ainda hoje, amanhã os trabalhos no aterro já podem ser iniciados.

O encarregado operacional da Solurb, Gustavo Pitaluga, durante a reunião, orientou os catadores de que maneira se organizar.

Hoje à tarde, uma comissão formada pelos trabalhadores vai se reunir com objetivo de elaborar o regimento interno da cooperativa, um dos critérios determinado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), que tem que aprovar o documento para a cooperativa entrar em operação.

Edna Chaves, líder dos catadores, afirmou que os trabalhadores já estão organizados e só aguardam a empresa entregar os uniformes. No total, se cadastraram para começar a trabalhar de imediato 78 catadores.

Caso a cooperativa entre em funcionamento nesta quinta-feira (20) será de maneira improvisada. Os dois galpões construídos no aterro ainda não estão concluídos e os equipamentos para separação do lixo não foram comprados.

O galpão de responsabilidade da prefeitura construir no local também não ficou pronto. Apenas 15% da obra foram executadas. Nesse espaço que irá funcionar a cooperativa. A previsão é de que a estrutura seja entregue em 120 dias.

O lixo recolhido na cidade já está sendo despejado no aterro.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também