ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

“Fui jogado na boca dos leões”, diz Odilon sobre suspensão da proteção da PF

Decisão é do Conselho Nacional de Justiça que determinou suspensão gradual do benefício

Izabela Sanchez | 21/08/2018 17:04
Juiz aposentado vive com a proteção da PF desde 1998 (Arquivo/Campo Grande News)
Juiz aposentado vive com a proteção da PF desde 1998 (Arquivo/Campo Grande News)

“O sujeito trabalha a vida inteira tentando proteger a sociedade, arriscando a vida, e, quando se aposenta, é jogado na boca dos leões”. É o que declarou o juiz aposentado e candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Odilon Oliveira (PDT), após perder o direito a proteção da PF (Polícia Federal), por decisão unânime do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Em nota oficial, o candidato afirma que vai recorrer da determinação e critica o entendimento do Conselho, pois afirma que o CNJ deveria considerar não a candidatura, mas sim o risco em razão do trabalho realizado.

“Fiquei sabendo pela imprensa, que veiculou ser o motivo principal meu ingresso na política, como se tal fato fizesse desaparecer o risco de vingança. O que o CNJ deve considerar, com todo respeito, não é a nova atividade do protegido, mas se permanece ou não risco de vingança em razão do trabalho realizado na atividade”, comentou.

Decisão - O plenário do CNJ decidiu, nesta terça-feira (21) retirar a proteção da PF ao candidato, que vivia com o benefício desde 1998. Odilon recebe a proteção em razão de ameaças que sofria pela atuação no judiciário, ameaças ligadas ao narcotráfico em Mato Grosso do Sul.

A escolta, explica o Conselho, será retirada de forma gradual. A decisão segue entendimento do relator do processo, conselheiro Márcio Schiefler. “Os órgãos técnicos analisaram a situação atual do magistrado e concluíram que: ou não há substâncias nas suspeitas de ameaças ou os episódios relatados não têm relação com risco para o magistrado”, afirmou o conselheiro relator do Pedido de Providências (PP 0000274-03.2014.2.00.0000), conselheiro Márcio Shciefler Fontes.

Nos siga no Google Notícias