ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Acusação diz que prefeitura pagou passagem para matador de vereador

Marta Ferreira | 13/12/2010 12:13

Requisição de bilhete de Alcinópolis a Coxim tem nome de pistoleiro

Requisição de passagem em nome de pistoleiro será apresentada amanhã durante audiência
Requisição de passagem em nome de pistoleiro será apresentada amanhã durante audiência

O pistoleiro que matou o presidente da Câmara de Vereadores de Alcinópolis, Carlos Antônio Carneiro, no dia 26 de outubro deste ano, recebeu uma passagem de ônibus da Prefeitura da cidade para viajar de Alcinópolis a Coxim, no dia 1º de outubro, uma das vezes em que esteve na cidade para tentar consumar o crime. É o que afirma o advogado Ricard Trad, contratado pela família da vítima para atuar como assistente de acusação.

A requisição de passagem em nome de Ireneu Maciel, 34 anos, pela Secretaria de Assistência Social à empresa Água Branca, foi descoberta por familiares da vítima e entregue ao advogado. O documento tem o timbre da Prefeitura de Alcinópolis.

Trad vai apresentá-lo amanhã na primeira audiência sobre o caso, quando está previsto o interrogatório das testemunhas de acusação contra Ireneu e os outros dois homens presos pelo assassinato, Aparecido Souza Fernandes, de 34 anos,e Valdemir Vansan, de 37 anos.

Aparecido pilotava a motocicleta em que a dupla tentou fugir do local da execução, em Campo Grande, e foi preso junto com Ireneu logo após o vereador ser morto. Vansan, cunhado do pistoleiro, foi preso horas depois, apontado como o responsável pela contratação do crime de pistolagem.

O mandante ainda é um mistério e a investigação a respeito na Polícia Civil corre em sigilo. O processo por homicídio doloso que corre na 1ª Vara do Tribunal do Júri em Campo Grande tem como réus apenas os executores do crime. Quando o mandante for identificado pela Polícia Civil, será entregue um inquérito complementar.

No dia do crime, o pai de Carlos Antônio, o vice-prefeito Alcino Carneiro (PDT), apontou o prefeito de Alcinópolis, Manoel Nunes (PR), como suspeito de ser o mandante da execução, em razão das divergências políticas com o filho.

A descoberta da passagem requisitada em nome de Ireneu pela Prefeitura é, para o advogado, uma forte pista contra o prefeito. “É um indício seríssimo de envolvimento, se não do prefeito, de alguém da prefeitura”, afirma.

Em seu depoimento à Polícia Civil, Ireneu Maciel afirmou que foi duas vezes a Alcinópolis para tentar matar o vereador, e acabou desistindo. Uma das vezes foi justamente próximo das eleições do dia 3 de outubro, o que coincide com a data da passagem descoberta em nome do pistoleiro.

Acusação- O advogado Ricardo Trad, um dos criminalistas mais respeitados de Mato Grosso do Sul, foi contratado pela família do vereador na semana passada e já figura como assistente da acusação no processo. Ele informou que não sabe se a Polícia Civil tem conhecimento da passagem descoberta.

Segundo ele, nem o Ministério Público Estadual, responsável pela acusação, foi informado. “Pretendo fazer isso em juízo”.

Após ser apontado como suspeito pelo pai da vítima, o prefeito de Alcinópolis chegou a ficar fora da cidade. Ele prestou depoimento voluntariamente à Polícia Civil, que o orientou a não comparecer ao velório de Carlos Antônio, em razão de supostas ameaças que estariam sendo feita.

Antes de decretar sigilo nas investigações, a Polícia Civil evitou tratar o prefeito como suspeito. Ele sempre negou participação no crime, mesmo admitindo divergências políticas com o vereador assassinado.

A família de Carlos Antônio afirma que ele tinha vindo a Campo Grande para apresentar denúncias contra o prefeito sobre mau uso de dinheiro público. Documentos apreendidos no carro dele estão em poder da Polícia e seriam relativos à denúncia. O teor não revelado.

A audiência sobre o caso está marcada para amanhã, às 14h no Fórum de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias