ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Política

Alvo de fake news, senadora apresenta nesta quarta notícia-crime à Federal

Vídeo falso coloca Soraya Thronicke contra a ministra da Agricultura; conteúdo foi fabricado, provará laudo

Por Adriel Mattos | 25/01/2022 17:29
Soraya ainda quer incluir caso no Inquérito das Fake News. (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Soraya ainda quer incluir caso no Inquérito das Fake News. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) vai à Polícia Federal nesta quarta-feira (26) apresentar notícia-crime após ser alvo de fake news. Um vídeo que circulou nas redes sociais traz a foto da parlamentar acompanhada de áudio de mulher que se passa por ela.

Na gravação, a mulher diz a um interlocutor não identificado para orquestrar ataques contra a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Soraya já havia negado a autoria do áudio e agora um laudo comprovou que o conteúdo é inverídico.

“Contratei perícia e agora tenho em mãos um laudo que prova a falsidade. Vou levar à Polícia Federal. Sempre disse que devemos combater a mentira com a verdade”, disse a senadora ao Campo Grande News.

A senadora vai apresentar a denúncia ao superintendente em exercício da PF, Fernando Araújo Campos, e detalhará o caso em entrevista coletiva amanhã. “Temos várias hipóteses [da autoria], mas o inquérito vai correr em sigilo”, frisou.

Soraya disse ainda que vai levar a apuração para o STF (Supremo Tribunal Federal). Corre na corte o Inquérito 4781, mais conhecido como “Inquérito das Fake News”, que apura a existência de uma rede de produção e distribuição de notícias falsas para atacar autoridades brasileiras.

Nos siga no Google Notícias