A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/11/2014 22:49

Após cravar resultado de eleição, IPEMS comemora em festa com amigos

Ludyney Moura e Aline Araújo
Festa comemora resultados nas pesquisas das eleições estaduais.  (Foto: Marcos Ermínio)Festa comemora resultados nas pesquisas das eleições estaduais. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de cravar o resultado das eleições para o Governo do Estado, o IPEMS (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), celebrou nesta sexta-feira (7) o feito, ao som do chamamé. Reuniu colaboradores na sede da Seleta para uma confraternização organizada por amigos do instituto, que antes do resultado das urnas prometeram comemorar em grande estilo caso o IPEMS acertasse os percentuais.

Nesta semana, a empresa teve um motivo extra para o encontro, Recebeu uma moção de congratulação da Assembleia Legislativa pela competência no trabalho. O documento destaca a "seriedade no repasse de informações a população".

“Um grupo de amigos empresários resolveu homenagear o IPEMS, para comemorar. Eles acharam incrível a precisão com que prevemos o resultado. Alguns até ganharam apostas em cima do instituto. Nosso patrimônio é nosso índice de acerto”, diz o diretor da entidade, Lauredir Sandim.

O executivo Luis Hatz, do Banco Safra, é um desses amigos. "Diante de tantos institutos errando, o IPEMS não apenas acertou, como cravou o resultado", reforça.

Um dia antes da divulgação oficial do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o Campo Grande News publicou uma pesquisa que apontava Reinaldo Azambuja (PSDB) com 10,60 pontos percentuais à frente de Delcídio Amaral (PT). No levantamento, o tucano tinha 55,30 % dos votos e o petista 44,70%.

A totalização feita pela Justiça Eleitoral apontou que a diferença foi de 10,68 pontos percentuais, já que Reinaldo foi eleito com 55,34% dos votos válidos, enquanto Decídio teve 44,66%, praticamente os mesmos números apresentados pela pesquisa no dia anterior.

Nelsinho Trad também esteve na confraternização.(Foto: Marcos Ermínio)Nelsinho Trad também esteve na confraternização.(Foto: Marcos Ermínio)

Um dos candidatos deste ano, Nelsinho Trad (PMDB) compareceu à homenagem ao Instituto. "O IPEMS traduz a competência para a nossa população. Na minha última reeleição como prefeito, acertou os percentuais de 19 dos 21 vereadores eleitos", lembra.

O secretário-geral da Ordem dos Advogados, Lázaro José Gomes Júnior, atribui mais um sucesso à experiência da empresa. "O Instituto já tem uma história e não acertou só esse resultado. Sempre acerta e os próprios políticios o respeitam", avalia.

Lauredir Sandim explica os motivos que levaram ao resultado. O IPEMS ouviu 961 eleitores sul-mato-grossenses em 33 cidades do Estado.

“Primeiro porque conseguimos captar a oscilação no transcorrer da campanha. Fizemos as entrevistas após os debates. Segundo, porque fizemos a montagem de um plano amostral que contemplou com perfeição o universo do Estado, e terceiro, porque temos auxílio de uma metodologia francesa que nos permite fazer inferências estatísticas, correlacionando variáveis”, explicou.

Após as eleições, o vice-líder do governo na Assembleia, deputado Márcio Fernandes (PTdoB), apresentou uma moção de congratulação ao instituto. “As pesquisas são de grande importância, pois ajudam o eleitor a comparar sua opinião com a de outros grupos e auxiliar o candidato na busca de estratégias políticas. Trata-se de um termômetro de todo o trabalho”, disse o parlamentar no documento.

Lauredir Sandim comemora entre amigos. (Foto: Marcos Ermínio)Lauredir Sandim comemora entre amigos. (Foto: Marcos Ermínio)
Reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, diz Meirelles
A reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, de acordo com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. A declaração foi dada na noite de...
Quanto mais reforma demorar, mais dura será correção, diz ministro
Caso o governo não consiga aprovar a reforma da Previdência ainda este ano, conseguirá em 2018, disse hoje (11) o ministro do Planejamento, Dyogo Oli...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions