ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Blogueiro preso em MS nega ter incentivado atos antidemocráticos

Jornalista atribuiu ataques a "infiltrados" que teriam tentado furar bloqueio policial em ato que ele participava em Brasília

Adriano Fernandes | 02/07/2020 22:05
Jornalista e youtuber bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho, de 42 anos. (Foto: Facebook)
Jornalista e youtuber bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho, de 42 anos. (Foto: Facebook)

Em depoimento à Polícia Federal de Brasília nesta quinta-feira (02) o jornalista e youtuber bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho, de 42 anos, negou que tenha participado de manifestações antidemocráticas e incentivado atos contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e Congresso Nacional.

Eustáquio foi preso em Campo Grande no dia 26 de junho durante a Operação Lume, que apura financiamento e organização de protestos pedindo a volta da ditadura militar, fechamento do Congresso entre outros ataques à constituição. Ele foi transferido ontem de Mato Grosso do Sul.

O jornalista atribuiu a "infiltrados" ofensas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos no tribunal e quem pediu a prisão do blogueiro.

"[Eustáquio] afirma que as pessoas que proferiram tais falas não pertencem a nenhum movimento conhecido pelo declarante, que tais pessoas foram identificadas pelo movimentos como infiltrados; que as pessoas se referiam ao ministro do STF Alexandre de Moraes como 'cabeça de ovo', 'cabeça da minha piroca' e 'advogado do PCC'', afirmou ele, segundo um trecho do depoimento.

Os “infiltrados”, segundo o jornalista, teriam tentado furar o bloqueio da Polícia Militar nas proximidades do Congresso, em direção a Praça dos Três Poderes, durante uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que ele participou em junho.

O mandado que resultou na prisão do jornalista foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da PF (Polícia Federal), que alegou risco de fuga do investigado do País. No entanto, a defesa de Eustáquio negou que ele iria deixar o país e disse que houve um equívoco das autoridades por ele ter mudado de endereço recentemente.

Ainda em depoimento o jornalista disse que decidiu participar de recentes manifestações "pelo Brasil, pelas instituições, pela manutenção da tripartição dos Poderes e pela intervenção popular".

A "intervenção popular" seria, segundo ele, "a utilização do direito ao voto de forma consciente e colocar no Parlamento pessoas que tenha desejo de mudar a historia da nação brasileira, para haja paz sem fim".

Eustáquio também afirmou que é amigo de Sara Giromini, conhecida como Sara Winter que também foi presa e Allan dos Santos, do site Terça Livre.

Nos siga no Google Notícias