ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Texto havia sido aprovado no Senado e ontem passou pela Câmara

Por Maristela Brunetto | 30/11/2023 10:35
Criação de feriado nacional passou pela Câmara ontem à noite e agora vai a sanção (Foto: Câmara/ Zeca Ribeiro)
Criação de feriado nacional passou pela Câmara ontem à noite e agora vai a sanção (Foto: Câmara/ Zeca Ribeiro)

Os deputados federais aprovaram na noite de ontem, por 286 votos contra 121, projeto de lei tornando feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A matéria já foi analisada pelo Senado e agora vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos seis votantes de Mato Grosso do Sul, quatro foram contrários.

O dia escolhido para o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será 20 de novembro, data em que seis estados e mais de 1.200 cidades já homenageiam o povo negro.

De MS, Marcos Pollon, Rodolfo Nogueira, Luiz Ovando e Geraldo Resende foram contra o projeto; Dagoberto Nogueira e Vander Loubet votaram a favor. No painel da votação, não consta a participação de Camila Jara e Beto Pereira.

A relatora, deputada Reginete Bispo (PT-RS), afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado. "Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história", disse.

O placar da votação demonstrou que o assunto dividiu opiniões. Alguns parlamentares criticaram a iniciativa, seja por criar mais um feriado e impactar na economia ou mesmo sobre a importância da data. Segundo a assessoria da Câmara, o deputado Otoni de Paula considerou um erro a iniciativa. "Não vai ser impondo mais um feriado que nós negros seremos menos ou mais respeitados nesse país", disse.

Em Campo Grande, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresentou essa semana projeto de lei para que a data também fosse feriado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias