ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Campo Grande 'exporta' código que seria usado para propina a vereadores

Luana Rodrigues | 07/09/2016 10:15

Mato Grosso do Sul está 'exportando' o código que, segundo investigações, seria usado para identificar o pagamento de propinas a políticos. O 'cafezinho', famoso em Campo Grande graças à Operação Coffee Break, sobre supostas irregularidades na cassação do prefeito Alcides Bernal (PP) pela Câmara Municipal, também seria a senha para esquema investigado na Operação Sevandija, que investiga corrupção na administração de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, inclusive tendo uma empresa da Capital sul-mato-grossense entre as suspeitas.

Amargo, porém saboroso, em alguns períodos da década de 1980 o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Ao longo dos anos, com a mistura de grãos de várias procedências, o valor do café brasileiro tem diminuído a cada ano.

Mas, esta é a realidade do mercado do grão em si. Quando se trata do cafezinho como códido do pagamento de propinas em esquemas de corrupção, o “produto” parece em alta.

A Operação Sevandija - o termo significa parasita – foi desencadeada pela Polícia Federal e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do interior paulista, na quinta-feira passada (1º). Em Campo Grande, as investigações chegaram à Quíron Serviços de Engenharia.

No esquema apurado pela Sevandija, conforme as investigações, o “cafezinho” era usado para encobrir reuniões de acordos para recebimento de propinas no escândalo de corrupção que envolveu a prefeita da cidade paulista e nove vereadores.

De acordo com Folha de São Paulo, interceptações feitas pela PF mostram um empresário marcando “cafés” com vereadores, entre eles o presidente da Câmara de Ribeirão, Walter Gomes (PTB).

Nos encontros, o empresário fazia a entrega de envelopes, em meio a revistas, aos vereadores. Eram propinas, afim de fraudar licitações, acreditam os investigadores.

Ainda de acordo com o já revelado sobre as investigações, a fraude teria desviado R$ 203 milhões dos cofres públicos do município do interior de SP. Uma parte dos esquemas envolvia a confecção de notas frias para justificar pagamentos por projetos não executados e, depois, o dinheiro seria distribuído entre políticos.

Café do MS - Valorizado e nem um pouco amargo também seria o “cafezinho” trocado entre políticos e empresários sulmatogrossenses, que veio a tona em agosto de 2015, durante a Operação Coffee Break. O caso atualmente tramita na Justiça estadual.

Sem saber que estava com as conversas telefônicas monitoradas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça Federal, o empresário João Amorim teria articulado e acompanhado à distância todo o processo de cassação do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), em 2014.

O empresário teria pago propina a vereadores e ao então vice-prefeito, Gilmar Olarte (PROS). A senha para pagamento de propina pelo grupo era na linha do “vamos tomar um café”, daí o nome da operação.

Nove vereadores, um ex-vereador e três empresários foram alvos da operação. Também foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão na época, além do afastamento do Prefeito Gilmar Olarte(PP) e do presidente da Câmara Municipal da Capital, Mário Cesar de Oliveira(PMDB).

Os dois esquemas ainda estão em investigação e a PF segue com a expectativa de que os “cafés” tornem-se um pouco mais amargos aos envolvidos.

Nos siga no Google Notícias