ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 17º

Política

Candidatos que promoveram "derrame de santinhos" durante eleição são multados

Ambos não venceram o pleito e terão que arcar com penalidade

Jéssica Benitez | 14/10/2022 14:25
Imagem ilustrativa mostra santinhos eleitorais (Foto Reprodução)
Imagem ilustrativa mostra santinhos eleitorais (Foto Reprodução)

O médico Luciano Rodrigues (Patriota) e o empresário Carlos Bernardo (MDB), que foram candidatos a deputado estadual e federal respectivamente, porém sem sucesso nas urnas, terão que pagar multa de R$ 2 mil por sujarem vias públicas com despejo de santinhos no último dia 2, quando ocorreu votação do primeiro turno das eleições. Além deles, o partido Patriota terá de arcar com o mesmo valor.

Conforme narra a Procuradoria Regional Eleitoral, na cidade de Paranhos, por volta das 9 horas da manhã daquele domingo, houve “derrame de grande quantidade de santinhos dos candidatos” próximo à Escola Santiago o Benites “em circunstâncias que denotam evidente ciência e responsabilidade dos candidatos pela referida propaganda eleitoral irregular de boca de urna”.

De acordo com os autos, em meio à Operação Eleições 2022, o promotor de Justiça que atuava na fiscalização naquele lugar, Michel Maesano Mancuelo, abordou Luciano para que o então candidato recolhesse o material espalhado de forma indevida, no entanto, ele se negou a retirar. As imagens do fato estão anexadas à representação.

Após análise do caso, o juiz eleitoral Vladimir Abreu da Silva salientou que Ministério Público Eleitoral possui a prerrogativa de produzir provas nos casos que intervém como fiscal da ordem jurídica. Portanto, aplicou multa de R$ 2 mil para cada envolvido, valor mínimo em episódios como este para que, mesmo o fato já tenha ocorrido, seja “suficiente para que reste cumprido o escopo pedagógico da reprimenda”.

Nos siga no Google Notícias