ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Com mandato em risco, Lucas de Lima vai a sessão e ouve conselho de Marquinhos

No discurso aos vereadores, o prefeito usou parte do discurso para sugerir ao vereador que esclareça situação

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 02/02/2018 11:46
Lucas de Lima participou da sessão inaugural da Câmara Municipal (Foto: Kleber Clajus)
Lucas de Lima participou da sessão inaugural da Câmara Municipal (Foto: Kleber Clajus)

O vereador Lucas de Lima (SD) que foi condenado por apropriação indébita, em fatos que ocorreram entre 2007 e 2008, participou normalmente da sessão inaugural da Câmara Municipal, nesta manhã (02) e ainda ganhou um incentivo do prefeito Marquinhos Trad (PSD), que durante seu discurso, disse para o parlamentar "ser forte para enfrentar as tribulações".

A juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna determinou à Casa de Leis que suspendesse qualquer tipo de verba paga a Lucas, como salário e outros pagamentos, fato que foi cumprido pelo legislativo.

Ainda concedeu um prazo para Câmara responder quais os procedimentos serão adotados em relação ao afastamento do parlamentar. O presidente do legislativo, o vereador João Rocha (PSDB), voltou a dizer que vai seguir as determinações do setor jurídico da Casa de Leis. "Adotamos as medidas que a juiza solicitou e agora sigo a procuradoria (jurídica)".

João Rocha ponderou que ainda não terminou o prazo de 20 dias, dado ao vereador para que apresente suas justificativas e que caso não haja uma decisão (judicial), obrigando seu afastamento, Lucas de Lima segue como vereador.

A tendência é que após as justificativas, seu pedido de afastamento seja levado ao plenário da Câmara. Foi o que explicou o procurador jurídico, Gustavo Lazzari. "O procedimento será esse. Vamos seguir o que determina a Lei Orgânica da Câmara".

Incentivo - O prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante discurso de abertura do legislativo, citou todos os vereadores e deixou para falar de Lucas de Lima no final. "Deixei por último, para dizer que seja forte, tenha fé para enfrentar as tribulações de pé e assim apresentar seus argumentos para honrar os votos que recebeu", disse ele.

Condenação - Lucas de Lima foi denunciado à Justiça Federal por apropriação indébita, por ter vendido bens de uma empresa da qual era sócio e sobre os quais foi declarado depositário fiel em processo na Justiça do Trabalho. Os fatos teriam ocorrido entre 2007 e 2008, transformaram-se em ação em 2010 e resultaram na condenação dois anos depois.

O vereador recorreu ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que em fevereiro de 2016 manteve a condenação. Em dezembro do ano passado, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reiterou a decisão da segunda instância e decretou o trânsito em julgado da sentença – isto é, independentemente de outros recursos, a condenação já pode ser executada.

Nos siga no Google Notícias