ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Com vereadores presos, Câmara dá posse a suplentes e elege novo presidente

Aline dos Santos | 08/08/2011 12:00
Câmara de Alcinópolis teve três vereadores presos. (Foto: Alcinópolis.Com)
Câmara de Alcinópolis teve três vereadores presos. (Foto: Alcinópolis.Com)

A Câmara de Alcinópolis elegeu hoje o novo presidente e deu posse aos suplentes dos três parlamentares presos por suspeita de participação na execução do vereador Carlos Antônio Carneiro, morto em outubro do ano passado em Campo Grande. Ele era presidente da Casa de Leis.

Na sessão desta segunda-feira, foi dada posse a Mônica Cordeiro Alves (PR) e Dorisvaldo de Souza. O suplente Alcir Gonçalves Dias (PR) já havia sido empossado na última sexta-feira. Eles vão substituir Enio Queiroz (PR), Valter Roniz (PR), então presidente da Câmara, e Valdeci Lima (PSDB).

Com as prisões no dia 20 de julho, incluindo o prefeito Manoel Nunes da Silva (PR), o comando do legislativo municipal foi assumido de forma interina pelo parlamentar mais velho, no caso, Izamita Alves Leite (PMDB).

Sem disputa, o peemedebista Aluízio Pereira Martins foi eleito presidente hoje. A Mesa Diretora ainda será composta por Izabel de Souza Silveira (PSDB), no cargo de primeiro secretário, e Milton de Jesus Oliveira (PMDB), como vice-presidente. O vereador Jacson Martins França (PR) foi mantido à frente da 2ª secretaria.

De acordo com o novo presidente, a Câmara não pode abrir processo de cassação contras os vereadores presos porque eles não foram indiciados e, como o processo corre sob sigilo, não se sabe que acusação pesa contra os parlamentares.

Ainda conforme Aluízio Pereira, os vereadores o pagamento de salário foi suspenso desde a prisão. “A nossa Lei Orgânica do Município prevê que quem for afastado do cargo por motivo de prisão não recebe pagamento”, explica. A Câmara de Alcinópolis é composta por nove vereadores.

A prefeitura foi assumida pelo vice-prefeito Alcino Carneiro, pai do vereador morto. Ao todo, seis pessoas foram presas na cidade no mês passado. Continuam presos em Campo Grande o prefeito e os vereadores afastados.

A justiça já concedeu liberdade ao comerciante Ademir Luiz Muller e a funcionária da prefeitura Jurdete Marques de Brito. Desde o ano passado três homens respondem na justiça pelo crime: Irineu Maciel, Valdemir Vansan e Aparecido Souza Fernandes.

Nos siga no Google Notícias