ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputado corre risco de expulsão por votar com o governo, contrariando PDT

Dirigentes do partido em Mato Grosso do Sul estão revoltados e pediram ‘a cabeça’ do parlamentar, segundo o presidente regional Dagoberto Nogueira

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 30/11/2017 11:11
Deputado estadual George Takimoto em entrevista (Foto: Leonardo Rocha)
Deputado estadual George Takimoto em entrevista (Foto: Leonardo Rocha)

O deputado estadual George Takimoto (PDT) foi colocado “no paredão” por outros dirigentes do partido porque ele contrariou a orientação nacional da legenda votando a favor da reforma da Previdência estadual. “Existe uma revolta dentro do partido contra ele”, confirmou o presidente regional, Dagoberto Nogueira, sobre o pedido de expulsão do parlamentar.

O próprio deputado diz que ouviu boatos de que estariam pedindo “a cabeça” dele, mas diz que não foi comunicado de nada.

Segundo Takimoto, o presidente do PDT nacional, Carlos Lupi, havia orientado todos os parlamentares da legenda que votassem contra as reformas, trabalhista e da Previdência, quando foram propostas nacionalmente.

Ele contou ainda que o presidente regional telefonou para ele dias atrás pedindo que o deputado estadual seguisse a orientação nacional em relação ao projeto do governo.

Takimoto afirma que, entretanto, decidiu votar com a própria consciência. “A reforma era necessária. Eu como deputado mais velho da Assembleia [76 anos] e médico, entendo que o idoso no país passa por um momento difícil, sem saúde e sem dinheiro. Imagine se ficar sem aposentadoria?”, afirmou sobre achar que por conta do rombo na Previdência estadual, que fecha com deficit de quase R$ 1 bilhão por ano, segundo o governo.

O deputado estadual disse ainda que se for expulso, deixará o PDT com a consciência tranquila. “Saio do mesmo jeito que entrei, pela porta da frente”.

O parlamenta revelou que antes da votação, na terça-feira (28), já havia recebido convites de vários partidos, dentre eles o PR, PMDB, PHS, DEM E PSD.

Dagoberto disse que a situação da Takimoto será discutida nesta sexta-feira (30), durante reunião da executiva do partido.

Votação - Em meio a protestos, que foram desde os gritos de “vergonha” à invasão da sede do Legislativo estadual, e em sessão “relâmpago”, deputados aprovaram o projeto do Governo do Estado por 13 votos a favor e sete contra.

A bancada do PT – Pedro Kemp (PT), Cabo Almi (PT), João Grandão (PT) e Amarildo Cruz (PT) – foi unânime em votar contra a reforma, além de Coronel David (PSC), Paulo Siufi (PMDB) e Lídio Lopes (PEN). 

A bancada do PSDB votou a favor, com exceção deputado Felipe Orro que estava ausente.
Também foram a favor Antonieta Amorim (PMDB), Eduardo Rocha (PMDB), Márcio Fernandes (PMDB), Renato Câmara (PMDB), Herculano Borges (SD), Paulo Corrêa (PR), George Takimoto (PDT) e Zé Teixeira (DEM).

Nos siga no Google Notícias