ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Padilha afirma que PSDB está fora do governo, mas Temer decidirá sobre ministros

Ministro da Casa Civil afirma que permanência de tucanos será decisão pessoal do presidente; deputado Carlos Marun foi indicado pelo PMDB para assumir a Secretaria de Governo

Humberto Marques | 29/11/2017 18:07
Padilha considera que o PSDB deixou a base de Temer. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Padilha considera que o PSDB deixou a base de Temer. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou na tarde desta quarta-feira (29) que já considera o PSDB fora da base do governo. Contudo, condicionou a permanência de ministros tucanos nos cargos a uma decisão pessoal do presidente Michel Temer.

A informação envolve o PMDB e, mais especificamente, o deputado federal Carlos Marun (MS), indicado pelo partido para assumir a Secretaria de Governo da Presidência da República em substituição ao tucano Antônio Imbassahy –que deve ficar no posto, pelo menos, até 9 de dezembro, quando será realizada a conferência nacional do PSDB.

Marun chegou a ter a indicação encaminhada pelo Palácio do Planalto em 22 de novembro, porém, um pedido feito a Temer pelo senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), manteve Imbassahy no cargo. Aécio é uma das vozes, hoje minoritárias, que ainda defende a permanência dos tucanos na base governista.

O deputado sul-mato-grossense afirmou ao Campo Grande News que aguarda uma decisão do próprio Temer sobre a questão, que não influrá em sua postura em relação ao Planalto. Ele conta com respaldo de lideranças do partido, graças à sua atuação em defesa do governo federal. Entre as condições para ele assumir a pasta, está a desistência de disputar a reeleição.

Saídas – Durante apresentação de um balanço sobre ações do governo para desburocratizar a administração pública, Padilha analisou a situação dos partidos aliados. Segundo agências nacionais, o ministro afirmou que o Planalto tenta formar uma coalizão com partidos que sustentam a gestão de Temer no Congresso, e excluiu o PSDB.

“O PSDB não está mais na base do governo. O PSDB já disse que vai sair dia 9”, declarou Padilha segundo o G1, referindo-se à data da conferência nacional tucana.

Desde que a delação de diretores do Grupo JBS trouxe denúncias contra o presidente Michel Temer, o PSDB se dividiu quanto a permanência na base governista –levando ao racha entre os grupos de Aécio Neves e do senador Tasso Jereissati (CE), indicado e retirado pelo mineiro do comando do partido. A decisão final será tomada durante a convenção.

Até aqui, apenas o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) entregou o cargo, deixando o Ministério das Cidades, já assumido por Alexandre Baldy (sem partido-GO). Imbassahy, Luslinda Valois (Direitos Humanos) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores), todos filiados ao PSDB, seguem nos cargos.

Padilha antecipou que cabe a Temer decidir se manterá ministros tucanos no seu governo –algo que ele avaliou ser possível, mesmo com o PSDB fora da base. Os tucanos seguem no radar do governo, com seus votos já sendo contabilizados por aliados na votação da reforma da previdência. A pauta é tratada como compromisso anterior do partido.

Nos siga no Google Notícias