ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 29º

Política

Governo de MS colabora com ação da PF e afirma compromisso contra corrupção

Em nota, o Executivo aponta que não há servidores ativos alvos da Operação Vox Veritatis

Por Fernanda Palheta | 21/05/2025 09:44
Governo de MS colabora com ação da PF e afirma compromisso contra corrupção
Viatura da Polícia Federal durante mandando de busca e apreensão em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (21) (Foto: Henrique Kawaminami)

O Governo do Estado está acompanhando e colaborando com as investigações da Operação Vox Veritatis, deflagrada pela PF (Polícia Federal) na manhã desta quarta-feira (21), para apurar suspeitas de fraudes milionárias em contratos da gestão passada na SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está colaborando com a Polícia Federal nas investigações da Operação Vox Veritatis, que investiga fraudes em contratos da Secretaria de Estado de Educação. As irregularidades, que envolvem desvios de recursos públicos, datam até 2021 e incluem contratos que somam mais de R$ 20 milhões. A operação é um desdobramento de investigações anteriores e apura a manipulação de processos de adesão a atas de registro de preços, com comissões ilícitas pagas a servidores. Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, e os envolvidos podem enfrentar acusações de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.

Em nota, a gestão reafirma que as ações miram irregularidade até 2021. "Até o momento nem a SED, tampouco servidores ativos, foram alvos das buscas", disse. Segundo a gestão, as providências legais cabíveis após o acesso e andamento no processo.

"Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e lisura na gestão pública, e reforçamos os instrumentos de controle e combate às ilicitudes", finaliza a nota.

Vox Veritatis - A ofensiva é desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, referentes a denúncias de 2021 e 2022, respectivamente, que também investigaram desvios de recursos públicos federais no Estado.

Segundo a investigação, empresários, em parceria com servidores da SED, manipulavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos, fechados com sobrepreço, garantiam o repasse de comissões de 5% sobre o valor negociado aos intermediários do esquema. Essa comissão era então dividida com os servidores públicos envolvidos.

Apenas dois dos contratos sob investigação somam mais de R$ 20 milhões, valor que pode ser ainda maior com o avanço das diligências.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. Os alvos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes relacionados a licitações.

O nome da operação, Vox Veritatis, expressão latina para “voz da verdade”, foi escolhido para simbolizar o papel das instituições na revelação de fraudes ocultas que desviaram verbas da educação pública.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias