ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Greve de administrativos da educação dura 50 dias com 300 servidores parados

Cerca de 300 merendeiras, auxiliares de secretaria, de serviços gerais, bibliotecários e inspetores estão parados desde 31 de março

Alberto Dias | 20/05/2016 12:05
Presidente do Sisen, Marcos Tabosa, diz que foi à justiça questionar o desconto em dias não trabalhados. (Foto: Alan Nantes)
Presidente do Sisen, Marcos Tabosa, diz que foi à justiça questionar o desconto em dias não trabalhados. (Foto: Alan Nantes)

A greve dos servidores administrativos da Educação completa 50 dias com cerca de 300 funcionários ausentes dos serviços em escolas municipais de Campo Grande. O número corresponde a 15% dos 2.000 servidores que compõem a categoria, conforme informação do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande). Logo que as paralisações começaram, em 31 de março, o número de funcionários parados passava de 700 pessoas.

São merendeiras, auxiliares de secretaria, de serviços gerais, bibliotecários e inspetores, entre outras funções, na expectativa que o prefeito Alcides Bernal (PP) sancione o projeto de lei aprovado pelo Legislativo e que propõe um aumento linear de 9,57%. Tal índice, porém, se trata de emenda proposta pelos vereadores ao PL enviado pelo Executivo, com índice de 3,31%, correspondente à inflação de janeiro a abril.


Sob a justificativa de não poder dar aumento maior em período eleitoral, Bernal já sinalizou o veto às emendas propostas pelo Legislativo, porém ainda não enviou o parecer final à casa de leis. Conforme o sindicato, se isso acontecer a polêmica deve continuar. "Se o prefeito vetar o projeto esperamos que os vereadores derrubem o veto para garantir nossa reposição salarial", afirma o presidente do Sisem, Marcos Tabosa.


Tabosa esteve à frente de inúmeros protestos na Prefeitura Municipal, com carro de som, buzinas e megafone exigindo, também, que o prefeito aumente a bolsa alimentação de R$ 190 para 600 e o pró-funcionário de 40 para 45%. O sindicalista também representa os agentes comunitários de saúde pública que paralisaram os serviços mas já retornaram às atividades, assim como outras categorias, como enfermeiros e guardas municipais. 


Sem salários - O impasse envolvendo o administrativo da educação ganha novos capítulos. Além de não concordarem com o reajuste proposto, a classe reclama de descontos salariais por falta ao serviço. "Entramos com ação na justiça questionando os descontos ilegais, pois greve não caracteriza falta e essa atitude caracteriza coação", ponderou Tabosa, apontando que grevistas são ameaçados por diretores de escola por não comparecerem ao trabalho. Do outro lado da questão, a Prefeitura informa que enviou substitutos para que os serviços, como a merenda dos alunos, não fossem prejudicados.

Na próxima terça-feira (24) os grevistas se reunirão em nova assembleia para definir se a greve continua ou não.

Nos siga no Google Notícias