ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Na primeira sessão do ano, vereadores derrubam dois vetos de Bernal

Os parlamentares ainda vão analisar, pelo menos, mais 5 vetos

Mayara Bueno e Antonio Marques | 04/02/2016 13:17
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)

Os vereadores de Campo Grande derrubaram dois vetos do prefeito Alcides Bernal (PP), na primeira sessão de 2016 na casa de leis, que aconteceu nesta quinta-feira (4). Na terça-feira, houve somente a sessão solene de inauguração.

Um dos vetos refere-se ao projeto de lei que isenta moradores do distrito de Anhanduí, há 50 quilômetros de Campo Grande, do pagamento do pedágio.

A justificativa de Bernal cita que o legislativo municipal não pode legislar em matéria tributária. No entanto, o autor da lei, vereador Marcos Alex (PT), afirmou que existe jurisprudência do STF afirmando que a Câmara tem legitimidade para atuar nestes casos.

Para ele, a isenção pouco prejudicará o Executivo Municipal, uma vez que a Prefeitura deve receber, por parte da empresa concessionária da rodovia, impostos que somam R$ 7 milhões. O não pagamento do pedágio, por sua vez, soma R$ 21 mil.

O segundo veto derrubado, de autoria da ex-vereadora Thaís Helena (PT) e Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), trata da reserva de vagas de trabalho para adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas. Neste caso, a contratação será feita para empresas vencedoras de licitação pública na cidade.

A derrubada dos vetos acontece em meio a discurso de “paz e harmonia” entre o poder legislativo e executivo. Há, ainda, pelo menos cinco vetos de Bernal para os parlamentares analisarem.

Os vereadores derrubaram o veto de isenção por unanimidade, enquanto no segundo projeto, apenas a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) votou pela manutenção.

Com a derrubada, os projetos de leis passam a valer, bastando, se for o caso, a regulamentação.

Nos siga no Google Notícias