ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

Oposição tem votos suficientes para cassar Bernal, afirma Saraiva

Kleber Clajus | 03/01/2014 10:56
Saraiva aponta que mesmo nomeando indicados de vereadores, Bernal vai enfrentar oposição "mais firme e forte" em 2014 (Foto: Cleber Gellio / Arquivo)
Saraiva aponta que mesmo nomeando indicados de vereadores, Bernal vai enfrentar oposição "mais firme e forte" em 2014 (Foto: Cleber Gellio / Arquivo)

O líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Airton Saraiva (DEM), assegura que há ao menos 23 votos não-aliados ao prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que podem determinar sua queda ou permanência no cargo. Por outro lado, ele também aguarda o término do recesso do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que pode determinar a continuidade da sessão de julgamento do progressista, suspensa no dia 26 de dezembro.

“Vamos nos mexer depois do recesso para que o pleno do TJMS possa julgar o mérito e garantir tranquilidade na condução dos trabalhos para eles sejam encerrados. Temos votos suficientes na oposição, de ao menos 23 vereadores”, pontua Saraiva.

Para o democrata, Bernal “sentiu o peso” da pouca influência na Câmara e que esse problema não se resolve oferecendo cargos na administração. Em dezembro, Edson Shimabukuro (PTB) e Paulo Pedra (PDT) tiveram nomeações aceitas por Bernal para a direção da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Emha (Empresa Municipal de Habitação), respectivamente. Outro que também fez indicação foi Jamal Salem (PR), para a diretoria do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência).

“Dois ou três vereadores não resolvem o problema administrativo. Bernal precisa fazer construção mais ampla, se quiser. Com esse susto (da cassação) ficou com a calça na mão e agora precisa alinhá-la”, afirma o líder da oposição.

Sobre uma suposta proximidade de Paulo Siufi (PMDB) em relação à base aliada do prefeito, Saraiva esclarece que o peemedebista não tem como voltar atrás porque “foi o mentor” do processo de investigação das denúncias de “fabricação de emergências”, sendo presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que embasou o pedido de cassação. Siufi, por sua vez, sempre admitiu o “sou oposição” para afastar essa possibilidade.

Ainda de acordo com o líder da oposição, a postura dos vereadores que integram o bloco de fiscalização deve ser “mais firme e forte” em 2014 e “não raivosa, mas com razão”.

Nos siga no Google Notícias