A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

15/01/2015 08:41

Prefeito lança hoje aplicativo para combater violência contra mulher

Kleber Clajus
Prefeito lança hoje sistema integrado com polícia e guarda municipal para defesa de mulheres com medida protetiva (Foto: Alcides Neto / Arquivo)Prefeito lança hoje sistema integrado com polícia e guarda municipal para defesa de mulheres com medida protetiva (Foto: Alcides Neto / Arquivo)

O aplicativo para celular “botão da vida” será lançado, nesta quinta-feira (15), pelo prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP). A ferramenta foi desenvolvida para atendimento de mulheres que possuam medida protetiva, em decorrência de violência, proporcionando suporte policial. Ela será apresentada, a partir das 10h, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

Liz Derzi Matos, titular da secretaria, ressalta que a opção pelo aplicativo considerou custo e abrangência do serviço. Este, quando acionado, emitirá três avisos simultâneos para central de controle, SMS para Guarda Municipal e ligação para o 190.

Durante a primeira etapa do projeto cerca de 200 mulheres serão cadastradas no sistema “botão da vida”, que conta com GPS para localização da mulher com margem de erro de 5 metros. Também se prevê aprimoramento do sistema com gravação de áudio, a partir de seu acionamento.

Para implementar o serviço, a secretaria contou com investimento de R$ 20 mil, proveniente de parceria com o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

O botão funciona em smartphone com sistema Android ou IOS e, no caso de a vítima não dispor aparelho de celular com essa tecnologia, é estudada parceria com operadoras para fornecimento de aparelhos.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions