A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Março de 2019

12/11/2018 08:31

Projeto prevê o tombamento histórico e cultural do Parque dos Poderes

Proposta ainda inclui o Parque Estadual do Prosa e o Parque das Nações indígenas, em Campo Grande

Leonardo Rocha
Parque dos Poderes durante final de semana (Foto: Arquivo)Parque dos Poderes durante final de semana (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado pelo deputado Amarildo Cruz (PT) prevê o início do processo de tombamento histórico e cultural do Complexo do Parque dos Poderes, que também inclui o Parque Estadual do Prosa e das Nações Indígenas, que ficam nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

A proposta caso seja aprovada já estabelece uma “proteção provisória” para toda a área, para que posteriormente a Fundação de Cultura do Estado, possa seguir com a instrução processual, que inclui o parecer do Conselho Estadual de Cultura. “O Complexo dos Poderes é um importante equipamento urbano que precisa ser preservado, conservado e integrado ao Patrimônio Histórico-Cultural”, disse o autor.

O autor descreve que o Parque dos Poderes reúne o espaço das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Comando da Polícia Militar e diversos órgãos estaduais e federais. Já o Parque Estadual do Prosa possui amostras de ecossistemas do Cerrado, espécies da flora e fauna e as nascentes do córrego.

Já o Parque das Nações Indígenas tem uma infraestrutura de lazer e esporte, com a Concha Acústica Helena Meirelles, o Museu Dom Bosco, o Museu de Arte Contemporânea, o Monumento do índio e o Monumento à Zarabatana. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados.

Entramos em contato com a direção da Fundação Estadual de Cultura e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para sabermos a posição das entidades, assim como os trâmites dos processos, no entanto até o fechamento da reportagem, não obtivemos retorno.

Local concentra as sedes administrativas do governo estadual (Foto: Arquivo)Local concentra as sedes administrativas do governo estadual (Foto: Arquivo)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions