ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto vai sofrer mudança para atender carreira de técnicos do TCE

Deputado Lídio Lopes vai apresentar uma emenda para modificar a proposta

Leonardo Rocha | 13/09/2017 08:41
Tribunal de Contas enviou projeto que altera carreiras para Assembleia (Foto: Divulgação/TCE)
Tribunal de Contas enviou projeto que altera carreiras para Assembleia (Foto: Divulgação/TCE)

O projeto enviado pelo TCE (Tribunal de Contas Estadual), que traz adequações no plano de cargos e carreiras, para valorizar a função de auditor de controle externo, sofrerá uma mudança, para também atender aos interesses dos técnicos da instituição. A intenção é evitar impasse entre os servidores, para ser aprovado com tranquilidade na Assembleia.

Um grupo de técnicos do TCE foram até a Assembleia pedir apoio dos deputados, para modificar o projeto, já que com a alteração feita pela instituição, o salário deles deixariam de ter como referência os vencimentos dos auditores, o que poderia gerar perda salarial para categoria no futuro, já que estaria desvinculada da outra função.

Além disto, o presidente do Sinsercon-MS (Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas), Humberto Martins, explicou que a categoria dos técnicos está em extinção no Tribunal, ou seja, quando os últimos 49 (técnicos) aposentarem, a função deixará de existir. "Nos novos concursos já não se tem este cargo".

O deputado Lídio Lopes (PEN), relator do projeto, adiantou que vai apresentar uma emenda, para que a função volte a ficar vinculada aos auditores. "Se estes (auditores) tiverem aumento, o outro também segue junto, entendemos que é algo justo, por isso vamos apresentar a mudança. Já conversamos com a direção do TCE e a situação foi acordada", disse ele.

Já a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo, Telma Yule, explicou que foi feito um estudo para ter esta valorização salarial e da carreira dos auditores, que estavam recebendo bem abaixo da média nacional. "Nos outros estados a média é de R$ 14 mil, aqui o inicial estava em R$ 8,4 mil, com esta mudança, poderemos ter uma revisão nestes valores".

Lídio também ponderou que a intenção do TCE em fazer tais adequações é para valorizar o salários deste cargo (auditores), já que nos último concurso das 30 vagas abertas, eles já chamaram até o número 107, em função das desistências. "Uma boa parte das pessoas que assumiram (cargo), deixaram o local porque passaram em concursos que pagavam melhor".

Nos siga no Google Notícias