ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

PSD põe gestão de Marquinhos como cabo eleitoral e frisa apoio de Reinaldo

Novo presidente municipal assume apontando que término da administração e busca de filiados são prioridades

Humberto Marques e Ronie Cruz | 18/05/2019 12:22
Candidato único ao comando do PSD, Lacerda defende que boa gestão é fundamental para planos em 2020. (Foto: Ronie Cruz)
Candidato único ao comando do PSD, Lacerda defende que boa gestão é fundamental para planos em 2020. (Foto: Ronie Cruz)

De olho no aumento de filiados e tendo em mãos o compromisso firmado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em torno da reeleição do prefeito Marquinhos Trad, o PSD de Campo Grande confirmou neste sábado (18) a eleição de do secretário municipal de Governo, Antônio Lacerda, como seu presidente municipal. Segundo ele, a atual gestão municipal será o “maior cabo eleitoral” do PSD em 2020, sendo o foco atual da direção da legenda.

Reforços políticos, como a filiação de novos vereadores, foram vistos por Lacerda como tema para abril de 2020 –dentro do prazo dado pela Justiça Eleitoral para que interessados em disputar a eleição entrem em uma agremiação. Apesar disso, integrantes do partido se movimentam em atrair reforços com mandato na Câmara Municipal.

Lacerda encabeçou a única chapa inscrita para a eleição, realizada na sede do diretório do PSD, no Jardim dos Estados. Segundo ele, “inicialmente”, o único objetivo do partido é com a busca de novos filiados. Contudo, ele deixou claro que o foco do partido já está em 2020 e, mais especificamente, na reeleição de Marquinhos –diretamente vinculada ao sucesso da gestão municipal iniciada em janeiro de 2017.

“Vamos voltar para a prefeitura. Nosso maior cabo eleitoral é a nossa gestão. Não adianta ter sucesso aqui fora se a gestão estiver ruim. Não adianta ficarmos olhando eventuais adversários se o nosso maior adversário for também a nossa gestão”, disparou o presidente municipal, segundo quem “qualquer questão ao pleito eleitoral de 2020 só será iniciada em 2020”.

Desta forma, Lacerda disse que tanto ele como Marquinhos pretendem emitir posicionamento político sobre a disputa no ano que vem –fato seguido à risca por Marquinhos que, à reportagem, evitou fazer comentários sobre a eleição. Em eventos recentes, porém, ele confirmou a intenção de concorrer a um novo mandato, uma vez que a legislação brasileira permite a reeleição.

Convenção do PSD da Capital foi realizada nesta manhã. (Foto: Ronie Cruz)
Convenção do PSD da Capital foi realizada nesta manhã. (Foto: Ronie Cruz)

Aliados – Lacerda também reforçou que o PSD começa a disputa do ano que vem com um apoio em Campo Grande. O governador Reinaldo Azambuja já defendeu publicamente que o seu PSDB apoie a reeleição de Marquinhos, contando com respaldo de outras lideranças tucanas.

“Esse é um compromisso, indiscutivelmente, do governador Reinaldo Azambuja. Nós estivemos na reeleição dele de corpo e alma. O único compromisso dele conosco era de estarmos juntos na reeleição do Marquinhos”, afirmou Lacerda.

Outros políticos, porém, se movimentam para se alinhar ao prefeito, casos do PMN e do PTB, cujos vereadores Willian Maksoud e Otávio Trad, respectivamente, participaram da convenção. O primeiro confirmou que vai caminhar no projeto eleitoral do prefeito.

Migração – Otávio, por sua vez, disse ainda ser cedo para falar com coligação por ainda não saber “qual será o rumo ideológico do PTB”. Ele espera ter um cenário mais claro até o início de 2020, quando definirá inclusive se continua nas hostes petebistas.

Fábio Trad reforçou acordo entre lideranças do PSD para "dividir" Estado. (Foto: Ronie Cruz)
Fábio Trad reforçou acordo entre lideranças do PSD para "dividir" Estado. (Foto: Ronie Cruz)

“Minha vontade inicial é de que o PTB esteja junto, até pelo fato que tenho comungado de maneira política, tanto fora como dentro da Câmara, das ideologias partidárias do prefeito”, destacou o vereador petebista.

Apesar de Lacerda ter deixado claro que eventuais filiações com fins eleitorais só serão discutidas em 2020, o PSD tem sido palco de especulações quanto a reforços para a próxima eleição. O vereador Chiquinho Telles antecipou conversas com nomes como o do colega Valdir Gomes –que, presente a convenção, admitiu a possibilidade de se filiar ao partido até abril do ano que vem– e revelou interesse em outros nomes, como Carlão (PSB) “e até do MDB”. “O PSD ainda vai crescer muito”, afirmou ele.

Estado – Regionalmente, o deputado federal Fábio Trad disse que o PSD está presente em 60 municípios e se organiza para 2020. “Não diria que está pronto para o embate, mas em pouco tempo estará na linha de frente do cenário estadual para enfrentar os desafios da próxima eleição”, considerou, apostando que, ao menos na Capital, PSDB e outros partidos de representatividade serão aliados à reeleição de Marquinhos.

Internamente, o PSD distribuiu o Estado em quatro setores, cada um deles a ser gerido politicamente por uma liderança. Fábio, o senador e presidente regional Nelsinho Trad e o deputado estadual Londres Machado ficaram responsáveis por grupos de municípios no interior, com a Capital ficando a cargo de Marquinhos, “obedecendo empatia no contexto territorial e geográfico. Fizemos esse combinado no sentido de evitar que tudo se sobrecarregasse sobre um só”.

Nos siga no Google Notícias