ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

PT se conforma com resultado das urnas no Estado

Redação | 06/10/2008 16:36

Visivelmente dividido, o PT, que encolheu nestas eleições em Mato Grosso do Sul, fez uma análise positiva do resultado das eleições deste ano. O partido, que está no coando de 12 municípios, elegeu apenas 10 prefeitos (e oito vices) na eleição deste ano, inclusive perdendo cidades importantes como Mundo Novo, que administrava há 12 anos, e Dourados, que é a segunda maior cidade do Estado.

O presidente regional do partido, Amarildo Cruz, considerou o resultado natural e informou que o PT foi o segundo partido que mais recebeu votos em Mato Grosso do Sul, perdendo apenas para o PMDB. Cruz afirmou ainda que 30% dos eleitores do Estado votam no partido.

Derrotado na disputa pela prefeitura de Campo Grande, o candidato Pedro Teruel (PT) fez cálculos em que tenta mostrar que, proporcionalmente à estrutura de campanha, teve mais votos que o prefeito reeleito Nelsinho Trad (PMDB).

Trad teve quase quatro vezes mais tempo de televisão e as coligações que apóiam ele tiveram cinco vezes mais candidatos a vereador (168 contra 38), no entanto, o prefeito teve 3 vezes mais votos que o petista, nas contas do derrotado.

Divisão - A briga entre o senador Delcídio do Amaral e o ex-governador Zeca do PT ficou clara durante a avaliação feita pelos partidos. Em lados opostos da mesa estavam o sobrinho do ex-governador, deputado federal Vander Loubet, e o senador.

Até mesmo com relação ao futuro do PMDB os grupos de Zeca e Delcídio têm opiniões divergentes.

Delcídio disse que a aliança entre PT e PMDB avançou no Estado e que os partidos podem caminhar juntos no futuro. Das 16 cidades em que petistas e peemedebistas disputaram como aliados, a aliança PT-PMDB foi vitoriosa em 14, o equivalente a 87,5%.

Já Vander Loubet afirma que tudo depende da aliança nacional do partido na disputa pela presidência da República em 2010.

Em Dourados, o grupo de Zeca apoiou o candidato Ari Artuzi (PDT), que foi eleito prefeito.

Mas Loubet disse que ele e o ex-governador só fizeram campanha para outros candidatos a prefeito em Aquidauana e Bonito, onde o PT disputou apenas a eleição para vereador e justificou que o ex-secretário Raufi Marques (Casa Civil) foi até Dourados fazer campanha de Ari Artuzi (PDT)

Nos siga no Google Notícias