ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Responsável por licitação fraudada está entre foragidos na Lama Asfáltica

Richelieu de Carlo e Aline dos Santos | 11/05/2017 13:17
Delegados da Polícia Federal durante coletiva sobre 4ª fase da Operação Lama Asfáltica. (Foto: Marcos Ermínio)
Delegados da Polícia Federal durante coletiva sobre 4ª fase da Operação Lama Asfáltica. (Foto: Marcos Ermínio)

Um dos mandados de prisão relativos à quarta fase da Operação Lama Asfáltica tem como alvo Jodascil da Silva Lopes, que em 2014 foi exonerado de cargo comissionado na SED (Secretaria Estadual de Educação). Ele não foi localizado pela Polícia Federal e segue foragido.

As investigações sobre Jodascil tiveram início na segunda fase da operação, por indícios de ter participado de fraude na compra de livros didáticos. Ele seria o responsável pelo despacho de inexigibilidade em licitação para aquisição de material didático em que foram gastos R$ 11 milhões pelo Governo do Estado junto à Gráfica Alvorada, empresa alvo nesta quarta fase.

Ao todo foram comprados 100 mil livros para estudantes em dezembro de 2014. Deste total, 80 mil seguiam em estoque no ano passado, um forte indício de que foram comprados muito mais do que o necessário para atender a demanda.

A Polícia Federal ouviu técnicos da SED, durante as apurações, que informaram terem dado parecer dizendo que os livros comprados não eram os únicos que atendiam as demandas da pasta, sendo possível a realização de licitação por meio de concorrência.

Essa situação foi explicada durante coletiva de imprensa da Polícia Federal na superintendência do órgão na manhã desta quinta-feira (11).

Com o avanço das investigações e os dados coletados que apontam para a fraude, foi expedido mandado de prisão contra Jodascil da Silva Lopes, mas não foi localizado para seu cumprimento. A PF suspeita que ele estaria em alguma zona rural de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias