ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Temas sorteados aquecem último debate antes das eleições

Eduardo Penedo | 30/09/2014 23:00
Perguntas relacionadas a educação e turismo dividem opiniões entre candidatos. (Foto: Marcelo Victor)
Perguntas relacionadas a educação e turismo dividem opiniões entre candidatos. (Foto: Marcelo Victor)

No segundo bloco do debate realizado pela afiliada local da TV Globo começou a esquentar em razão dos temas sorteados como questão indígena, industrialização, Educação, carga tributaria e turismo. Esses temas fazem parte dos planos de governo dos candidatos e fizeram com que o bloco ficasse mais tenso com pedidos de direito de resposta.

O candidato pelo Psol Sidney Mello questionou o petista Delcídio do Amaral sobre Questão Agrária envolvendo Indígenas. Mello acusou o petista de não fazer nada em relação ao temas nos dois mandatos de senador. Delcidio explicou que cuida da questão indígena desde 2004 quando foi relator de uma Comissão Indígenas no Senado.” Não vamos fazer demagogia e nem mudar a Constituição como muitos candidato querem. A Constituição foi um avanço para os povos indígenas. Eu cuido dessa questão desde 2004”, explica.

O segundo tema sorteado foi sobre a Industrialização no Estado. O candidato peemedebista Nelson Trad Filho fez a pergunta ao tucano Reinaldo Azambuja. Nelsinho questionou Azambuja o que ele iria fazer para industrializar o Estado. O tucano comentou que Mato Grosso do Sul é um estado que tem matéria-prima e isso é um ponto forte para fazer uma grande industrialização com qualificação. “Não basta trazer a industrialização sem qualificação . Temos que dar oportunidade de emprego para a nossa gente, para o povo de Mato Grosso do sul”, completa.

O terceiro tema sorteado foi Educação e o petista Delcídio questionou o professor Sidney Mello sobre o tema. O petista perguntou a opinião de Mello sobre a escola de tempo integral. O candidato pelo Psol argumentou que a escola tem que educar e qualificar o aluno e não só ser um local para os alunos passarem o dia. “A escola de tempo integral tem que ter tecnologias, respeitar a pedagogia do professor e ainda qualificar os alunos. Não adianta só ter um local para ficar o dia inteiro. Tem que dar uma perspectiva para os jovens ”explica.

O quarto tema sorteado foi Carga Tributária e o progressista questionou o professor Sidney Mello sobre a questão. Mello disse que os comerciantes e que sofre com a alta carga tributaria e com isso todos sofrem. “Se diminuir a carga tributaria vai gerar lucro para as pessoas, e para os cofres públicos”, finaliza.

O último tema foi Turismo onde o Reinaldo Azambuja perguntou o que Nelsinho Trad fará se eleito para dar destaque nessa área. Nelsinho explicou que o turismo é prioridade absoluta e ira buscar recurso internacionais para ampliar a rede de turismo do Estado. “ O Turismo é uma industria sem chaminé . Vou integrar as regionalidades e ampliar o turismo”, finaliza

Nos siga no Google Notícias