ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

TJ/SP revoga prisão preventiva de Francisco Lagos e Cance Júnior

Fabiano Arruda | 26/05/2011 15:35
Aurélio Cance Júnior ganha liberdade após uma semana preso. (Foto: EPTV)
Aurélio Cance Júnior ganha liberdade após uma semana preso. (Foto: EPTV)

O TJ/SP Tribunal de Justiça de São Paulo revogou na tarde desta quinta-feira a prisão preventiva de Aurélio Cance Júnior, ex-diretor da Sanesul e da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), e Francisco de Lagos, que foi secretário de Cultura em Campo Grande, na prefeitura de Lúdio Coelho.

Segundo informações do grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), o benefício foi analisado por uma comissão composta de três desembargadores.

Cance Júnior e Lagos formam a chamada “República de Mato Grosso do Sul”, que caiu na sexta passada durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e Ministério Público em Campinas (SP).

O ex-diretor da Sanesul, que foi exonerado da Sanasa nesta quinta, estava preso desde então, enquanto Lagos era considerado foragido, já que tinha mandado de prisão e não chegou a ser preso.

O ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Chimirri Cândia, que atuou como ex-diretor de Planejamento da Prefeitura de Campinas (SP), e, também é um dos envolvidos no caso. O depoimento dele era esperado para o início desta tarde. A defesa de Cândia esperava que ele fosse liberado.

O caso - As suspeitas sobre as fraudes foram reveladas em setembro de 2010 após operação do Gaeco, que prendeu uma quadrilha que fraudava contratos em diversas prefeituras, como Indaiatuba, Hortolândia e Campinas. O esquema teria gerado prejuízo de R$ 615 milhões aos cofres públicos dos municípios.

As investigações mais recentes do caso Sanasa envolviam a filha de Ricardo Cândia, Rafaela Costa Candia, que tinha terrenos em seu nome, locais onde a prefeitura autorizou a instalação de torres de telefonia celular.

O aluguel de 14 terrenos para instalação de antenas de celular em Campinas poderia render por mês até R$ 112 mil para a empresa CD Empreendimentos, que tem como sócia Rafaela.

Rafaela também figura como sócia da RP incorporações Ltda., que teve seu pai como acionista majoritário até 2008.

Nos siga no Google Notícias