A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

01/02/2016 16:47

Dia de Campo reúne produtores para discutir sobre variedades da soja

Priscilla Peres

A partir das 8h30 de amanhã, produtores de soja de Mato Grosso do Sul vão debater sobre a cultura, em Maracaju - distante 160 km de Campo Grande. Novas variedades e demonstrações do grão serão apresentadas durante o Dia de Campo.

Técnicos, acadêmicos e produtores estão combinados para participar do evento realizado pela Fundação MS, em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O encontro terá espaço para a troca de conhecimento entre os participantes.

“Vamos expor alguns fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha no campo, como as condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura, tanto para a cultura em geral, como para cada variedade apresentada”, explica o pesquisador de Fitotecnia Soja da Fundação MS, Carlos Pitol.

Entre as tecnologias que serão expostas, está a Cultivance, lançada durante o Showtec 2016. O sistema combina cultivares de soja geneticamente modificadas e adaptadas a regiões diferentes, facilitando o manejo de plantas daninhas, por exemplo, incluindo as de difícil controle.

Uma das variedades deste sistema, indicada para a região centro-sul de Mato Grosso do Sul é a BRS 397cv, que apresenta alto potencial produtivo, além de ser resistente a algumas doenças, como o cancro de haste e a mancha olho-de-rã. Seu ciclo varia entre 103 e 110 dias, porém, tal característica pode sofrer variação, conforme a época de plantio e a região escolhida.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação MS: www.fundacaoms.org.br, ou pelo telefone (67) 3454-2631.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions